Gramatica

Páginas: 3 (684 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 Plurais com alteração por metafonia (o fechado para o aberto)
Existem muitos substantivos cuja formação do plural não se manifesta apenas por meio de modificações morfológicas, mas também implicaalteração fonológica devido à metafonia que é um fenômeno fonético e fonológico que consiste na alteração do timbre de uma vogal tônica por influência de vogais próximas, existem inúmeras palavrascom o fechado que ao passarem para o plural essa vogal o muda para o aberto. Ex: osso/ossos; olho/olhos; miolo/miolos. Porém algumas palvras continuam com o fechado no plural. Ex: coco/cocos;arroto/arrotos.

Com o plural algumas palavras sofrem alterações na estrutura e outras ao serem utilizadas no plural sofrem alteração de significado. No cado de algumas palvras com acento tônico ao seremplurazidas a silba tônica muda de posição, é o caso da palavra: júnior com o acrescimo do (s) passa a ser juniore; carácter/ caracteres. Algumas palvras sofrem variações semanticas entre o singulat e oplural execto substantivos abtratos, esta variação pode ser exemplificada com a palavra bem( o que é bom) e bens ( propriedades).

Os substantivos com o sufixo –zinho põem-se no plural os doiselementos e suprime-se o s do substantivo, consoante a regra ortografica ofocial: coração+zinho= coraçãozinho/ coraçãozinhos. Usa-se sufixo - zinho terminado em: vogal nazal, ditongo oral, vogal tônica,vocábulos terminados em /r/ ou /l/. palavras proparoxitnas. Em palvras terminadas em –s ou –z utiliza-se o –inho, e em vocabulos terminados em vogal atona ou consoante pode ser usado tanto o –zinhoquanto o –inho.

Exitem algumas palavras que são usadas somente no plural e possuem um só significado, como: férias, núpcias, afazeres. Porém exitem palavras que possuem a forma básica singular e aformaflexionada em plural que passa a valer como se singular fora: lilá/lilás; ananá/ananás nestes casos que que a forma plural passa a ser utilizada como singular cria-se um novo plural chamado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gramatica
  • Gramática
  • a gramatica
  • Gramatica
  • GRAMÁTICA
  • gramatica
  • gramatica
  • Gramática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!