gotica

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
LIBERDADE RELIGIOSA NA SUBCULTURA GÓTICA

O grupo social Gótico não é religião nem seita, nem prescreve ou proíbe religião alguma. Por isso cada gótico ou gótica tem a liberdade de ter ou não ter -enquanto escolha pessoal e privada- a religião ou crença que bem entender. Apenas é importante respeitar a escolha do outro, pois este respeito é que garante a tua liberdade pessoal.

Religião éuma escolha privada e pessoal de cada um. E é muito bom que hoje depois de séculos de lutas e massacres, cada um possa escolher qualquer religião ou mesmo escolher não ter nenhuma religião.

ExistemGóticos de todas as religiões: umbandistas, cristãos, espíritas, pagãos, islâmicos, budistas, hinduístas, etc. E também existem Góticos agnósticos ou ateus, crenças que, da mesma forma que asreligiões, são escolhas privadas e pessoais de cada um.

Assim, ter essa ou aquela religião, ou não ter nenhuma, não faz de você mais ou menos Gótico ou Gótica. A subcultura gótica não prescreve nenhumareligião, nem proíbe nenhuma.

O mesmo acontece com as bandas Góticas. Encontramos algumas que escolhem professar, em sua arte, alguns conceitos religiosos desta ou aquela religião. Da mesma forma,outras fazem letras ateístas ou heréticas. Outras simplesmente não comentam sobre religião em sua arte. Não é isso -ter ou não temática religiosa ou mística- que as define como Góticas ou não Góticas.Por isso podemos até dizer que o grupo social gótico é um espaço ou subcultura “laico”.
Mas o que significa “Laico”?

O QUE É LAICO?

Por exemplo: o Estado moderno se separou da Religião doEstado na grande maioria das Repúblicas do mundo. Para preservar a liberdade de escolha religiosa e evitar conflitos, estes Estados se declararam “Laicos”.

Laico, simplificadamente, significa nãotornar obrigatória nem proibir nenhuma religião, e garantir que todas respeitem os espaços uma das outras. Também garante que o Estado (seja qual for o governo no poder) não seja subordinado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gotica
  • Literatura Gótica
  • Arquitetura gótica
  • A Literatura Gótica
  • Tribo Gótica
  • IGREJA GOTICA
  • Arquitetura Gotica
  • Cultura Gótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!