golpe militar de 64

Páginas: 6 (1271 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
GOLPE MILITAR DE 64
Jango o presidente do Brasil decidiu fazer uma reforma de base. Nessa reforma, tirariam as terras dos ricos sem indenização e dariam aos pobres, a educação superior seria de graça, com isso a Igreja Católica iria se prejudicar, pois era dona de grande parte das universidades. Outra coisa que iria acontecer é que os donos de suas empresas iriam mandar em apenas 50% de suaempresa e os outros 50% os trabalhadores. Essa reforma se parecia muito com o comunismo, então surgira boatos que o Jango era comunista. A Igreja Católica se juntou com a donas de casa, fizeram varias marchas contra Jango, e que era para os militares não deixar o pais virar comunista. As donas de casa foram influenciadas pela Liga das Senhoras Católicas, e por isso foram para as marchas.
Os semteto e os estudantes fizeram varias marchas apoiando Jango, ou seja essa época foi uma loucura. Os militares foram de MG até Brasília e Rio de Janeiro, deram um golpe no Jango, e ele deixou por isso mesmo, pois os militares disseram que iriam ficar apenas 3 anos, porem ficaram 21!! Jango fugiu para o Uruguai.
REGIME MILITAR
A primeira fase do regime militar foi quando os militares falaram sobrea doutrina de segurança nacional, onde o Brasil estaria em guerra. Uma guerra interna contra os brasileiros comunistas.
Essa doutrina era apenas uma desculpa que os militares deram para compor o país, pois o pensamento deles era que se o brasil estava em guerra quem seria melhor para comandar do que os militares.
Os militares deram um fim com todos partidos políticos e criaram um partidochamado Arena que apoiava os militares e criaram partido opositor chamado MDB.
Observação: Eles criaram o MDB para não se parecer com o fascismo.
Tempo depois, um garoto pobre que não era comunista foi morto pela tropa de choque, esse garoto virou símbolo e no dia seguinte fizeram uma passeata onde compareceram 100 mil pessoas.
Depois dessa passeata as que as pessoas começaram realmente a se opor aditadura militar.
I FASE REGIME MILITAR (1964-68)
Os estudantes sequestraram o reitor de sua universidade, pois os militares queriam que todas universidades fossem privadas. Claro que os estudantes não gostaram e por isso, fizeram isso.
Os militares prenderam todos os estudantes, e os humilharam e espancaram e deixaram a mídia ver (tirar fotos, gravar) para assustar as pessoas. Depois doocorrido, no outro dia, aconteceu a chamada sexta-feira sangrenta, uma guerra civil entre a população e os militares. A “caminhada” uma musica que ficou conhecida, pois falava mal dos militares e chamava a população para mata-los. A musica ficou famosa, mas uma semana depois foi tirada do mercado e proibida. Um deputado do MDB chama os militares de torturadores e fala para os pais não deixarem seusfilhos marchar na semana da pátria, que era muito importante para os militares e isso foi uma grande ofensa a eles. Um tempo depois houve uma votação entre o presidente e os ministros para ver se o Brasil ia fazer uma ditadura mais agressiva. Dos 23 que votaram 22 votaram a favor desta ditadura.
AI-5
Criaram o AI-5 a partir em 13/12/1968 onde foi decidido a radicalização da ditadura. Quemdecidiu isso foi o conselho da Segurança Nacional, onde 22 dos 23 eram militares e 22 dos 23 votaram a favor.
A partir disso havia apenas o poder executivo.
No AI-5 havia
+ Prisão sem registro: uma pessoa podia ser precisa sem nenhum mandato e ficar presa por no máximo 3 meses sem ninguém saber.
+ Censura Prévia: Era mandado todos conteúdos como filme, musica, etc. para ver se seria censurado ounão para depois entrar no mercado.
+ Toque de recolher: Quando a sirene tocasse que seria mais ou menos quando ficasse de noite, todo mundo deveria voltar para casa.
+ Fim do Habeas Corpus: quando alguém fosse acusado era preso na hora.
Entre outros vários como Obrigação de denunciar, Fechamento do Congresso e Tribunal Militar.
Anos de Chumbo (1968-75)
+ Emílio Médici era militar e virou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Golpe militar de 64
  • golpe militar de 64
  • Golpe Militar de 64
  • 64 anos do Golpe Militar
  • golpe militar 64
  • Golpe Militar 64
  • golpe militar 64
  • Golpe militar 64

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!