eletricidade

Páginas: 2 (311 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
Lei de Coulomb





Lei de Coulomb, lei que governa a interação eletrostática entre duas cargas pontuais, descrita por Charles de Coulomb. Entre as muitasmanifestações da eletricidade, encontramos o fenômeno da atração ou repulsão entre dois ou mais corpos eletricamente carregados que se encontram em repouso.

De modo geral, estasforças de atração ou repulsão estáticas têm uma forma matemática muito complicada. No entanto, no caso de dois corpos carregados que têm tamanho desprezível em relação à distânciaque os separa, a força de atração ou repulsão estática entre eles assume uma forma muito simples, que é chamada lei de Coulomb.

A lei de Coulomb afirma que a intensidade daforça F entre duas cargas pontuais Q1 e Q2 é diretamente proporcional ao produto das cargas, e inversamente proporcional ao inverso do quadrado da distância R que as separa.Consideremos duas cargas puntiformes Q1 e Q2, separadas por uma distância d (Figura). Entre elas haverá um par de forças, que poderá ser de atração ou repulsão, dependendo dossinais das cargas. Porém, em qualquer caso, a intensidade dessas forças será dada por:

Lei de Coulomb


F – força elétrica entre 2 cargas [ N ]

Ko – constante deCoulomb Ko = 9 x 109 N.m2/C2


r – distância entre as cargas [ m ]

Essa lei foi obtida experimentalmente pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) epor isso é denominada lei de Coulomb.

Se mantivermos fixos os valores das cargas e variarmos apenas a distância entre elas.


Representação gráfica da lei de CoulombRepresentando a força de interação elétrica em função da distância entre duas cargas puntiformes, obteremos como gráfico uma hipérbole, conforme indica a figura.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletricidade
  • Eletricidade
  • Eletricidade
  • Eletricidade
  • Eletricidade
  • ELETRICIDADE
  • A eletricidade
  • Eletricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!