Golpe de 64

Páginas: 12 (2927 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
Golpe de 64: análise do passado ilumina os desafios do presente
Por - Alessandra Moura Bizoni - alessandra.bizoni@folhadirigida.com.br

Idealizador do curso “1964: 50 anos depois”, oferecido pelo programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ), Carlos Fico, professor titular de História do Brasil da UFRJ e pesquisador do CNPq, defende quedatas emblemáticas, como os 50 anos do Golpe de 64, são excelentes momentos para a sociedade, a partir de uma análise crítica de seu passado, lançar um novo olhar sobre os desafios do presente. 

Estudioso de temas como Ditadura Militar no Brasil e na Argentina e rebeliões populares no Brasil republicano, Carlos Fico lança nesta terça, dia 18, o livro “O Golpe de 64: momentos decisivos” (Coleçãode Bolso/FGV), às 19h30, na Livraria Travessa, do Leblon. 

Destinada ao grande público, a publicação esclarece importantes episódios da história recente do país, levando, segundo o autor, o público a refletir sobre aspectos relevantes de nossa formação histórica, como a presença do autoritarismo por parte do poder central em diversos momentos do Brasil republicano. 

“A principal questão doRegime Militar, e que especialmente o Golpe de 64 traz para nós, hoje em dia, é uma reflexão, uma dúvida, uma pergunta. O Brasil tem uma longa tradição de autoritarismo. A Ditadura Militar instalada em 1964 não foi o primeiro regime totalitário. Nós tivemos o Estado Novo (1937-1945), que também foi uma ditadura. A pergunta que se coloca para a sociedade é: até que ponto, hoje, estamos imunes dianteda tentação de optar por soluções autoritárias para os nossos problemas?”, questiona o pesquisador.

Coordenador da Área de História da Capes, Carlos Fico aponta os impactos da Ditadura Militar no ensino de História, mostrando quais marcas dos anos de chumbo ainda persistem em nossa cultura. 
Na entrevista, o estudioso explica que, na Primeira República, houve  manifestações muito similares asque ganharam as ruas no país desde junho do ano passado. Por isso, sugere às autoridades uma aproximação entre historiadores e policiais, a fim de encontrar soluções condizentes com o universo democrático do Brasil de hoje. 

Ainda em seu depoimento, o historiador tece críticas ao trabalho da Comissão Nacional da Verdade e pede uma atualização urgente dos livros didáticos de História do Brasil,com a inclusão de conteúdo sobre a Ditadura de 64.

FOLHA DIRIGIDA - De que forma o regime militar impactou os trabalhos da universidade, da historiografia e também do ensino da História?
Carlos Fico - A Ditadura Militar impactou muito gravemente a universidade, que foi um de seus principais alvos. Os responsáveis pelo Golpe de 64, não apenas os militares, mas os civis também, tinham em vistacentralmente a universidade, vista como foco de subversão. Em todas as universidades foram instalados mecanismos de informação que vigiavam as atividades de professores, servidores e alunos. O regime militar foi duro com a vida universitária e com o movimento estudantil, que foi bastante vitimado pelo regime. A universidade era o local de crítica, de resistência, de denúncia — sobretudo asinstituições federais. 

E quais foram as consequências desse tratamento para a historiografia feita à época?
Na UFRJ houve um impacto muito sério. Algumas pessoas apoiaram o Golpe de 64, causando muitos prejuízos para o Departamento de História, um dos mais atingidos pelo regime militar. Ficamos muito atrasados em relação a outros departamentos de outras universidades federais que lutaram, de formacrítica, pelo retorno da democracia.

E quais foram as interferências desse quadro de autoritarismo no ensino de História, tanto em universidades quanto na educação básica?
O impacto foi indireto, sobretudo por conta da criação da disciplina “Educação Moral e Cívica”. O regime militar entendeu que deveria ensinar os brasileiros na educação básica a serem verdadeiros patriotas. Essa disciplina,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Golpe de 64
  • O GOLPE DE 64
  • Golpe 64
  • O golpe de 64
  • Golpe 64
  • Golpe de 64
  • Golpe de 64
  • o golpe de 64

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!