giordano bruno

Páginas: 2 (286 palavras) Publicado: 2 de julho de 2014
Vida
Nasceu em Nola, na aldeia de Cicala, perto de Nápoles, em 1548. Foi batizado de Filippo e tomou o nome de Giordano em sua adolescência, ao entrar na Ordem dosDominicanos.
Cientista, filósofo e astrônomo do Renascimento italiano, Giordano Bruno era filho de família modesta.
No convento de S. Domenico Maggiore caminhou rapidamente emvários graus: em 1570, subdiácono, diácono em 1571, padre em 1572 e graduou-se em Teologia em 1575.
Acusado de heresia, Bruno abandonou a ordem e se refugiou no norte da Itália,onde passou a ensinar.
Em Londres, dedicou-se a ensinar na Universidade de Oxford. Depois de várias discussões, abandonou Oxford e rumou para a França, onde, em 1585, apósum debate público no Colégio de Cambrai, foi ridicularizado, atacado fisicamente e, por fim, expulso do país.

Nos cinco anos seguintes viveu em inúmeras cidades -Marburgo, Mainz, Wittenberg, Praga, Helmstedt, Frankfurt e Zurique -, dedicando-se a escrever sobre cosmologia, física, magia e a arte da memória. Demonstrou, mesmo utilizando ummétodo errado, que o Sol era maior que a Terra.

Em 1591 ele estava em Frankfurt, onde aceitou um convite para Veneza a partir de Giovanni Mocenigo. Porém, Giordano Bruno,vendo nele planos contrários ao seu ideal, não concordou em ensiná-lo para tal propósito. Mocenigo o traíu e chamou os emissários da Inquisição. Foi jogado na prisão, e em 1593foi levado a Roma. Sete anos foram passados em confinamento. Em 09 fevereiro de 1600 ele foi excomungado, e no dia 17 foi queimado na fogueira.
Depois de quase três séculos,no dia 9 de junho de 1889, como resultado de um forte movimento popular, uma estátua em sua homenagem foi erguida em Roma, no Campo de Fiori, o lugar de sua execução
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giordano Bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!