giordano bruno

Páginas: 23 (5650 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2014
Giordano Bruno
Filósofo, astrônomo e matemático, importante pelas suas teorias sobre o universo infinito e a multiplicidade dos sistemas siderais, no que rejeitou a teoria geocêntrica tradicional e ultrapassou a teoria heliocêntrica de Copérnico que ainda mantinha o universo finito com uma esfera de estrelas fixas. Embora tais campos não existissem ainda na ciência,pode-se dizer que Bruno esta interessado na natureza das idéias e do processo associativo na mente humana. Por outro lado, está fascinado em prover com um embasamento filosófico as grandes descobertas científicas de seu tempo.
Nascido em Nola (motivo de ser chamado o Nolano), província de Nápoles, na Campônia, Itália Meridional, em 1548, recebeu no batismo o nome de Filippo Bruno.
O sul da Itáliaera domínio de Carlos V (Sacro Império), depois de Felipe II da Espanha, seu filho. Essa dominação vai de 1529 a 1700. Nápoles era baluarte espanhol contra os mouros. Governada por um Vice Rei (Pedro de Toledo na época de Carlos V). Porém já nessa época, devido a descoberta de novas rotas marítimas, a importância do mediterrâneo para o comércio acaba.
Bruno era filho de João Bruno, militar, eFlaulissa Savolino. Foi para Nápoles em 1562, estudar humanidades, lógica e dialética.
São muitas as influências apontadas que Giordano Bruno teria sofrido durante o período de sua formação. É especialmente atraído pelas novas correntes de pensamento, entre as quais as obras de Platão e Hermes Trismegistus, ambos muito difundidos na Itália ao início do Renascimento. É a época dos mais acesosdebates no Concílio de Trento (1545-1563), convocado pelo papa Paulo III para discutir estratégias na contra reforma protestante. Possivelmente as discussões ousadas que ocorriam em Trento, sobre temas controversos da religião e da filosofia, das quais com certeza tinha notícias no convento, influíram no espírito de Giordano Bruno. Ficou impressionado com as aulas de G. V. de Colle, filósofo detendência averroísta (Aristotélico segundo a interpretação de Aristóteles pelo muçulmano Averroes) como também com o que leu sobre métodos de memorização (Mnemotécnica).
Quanto aos métodos de memorização, Giordano Bruno foi muito influenciado pelo pensamento de Raimundo Lúlio (1235-1316), de Maiorca, místico catalão e poeta autor de um manual da cavalaria, Ars Magna ("A grande Arte"), "A Árvore daCiência", Liber de ascensu et descensu intellectus ("O Livro da subida e da descida do intelecto") descrevendo estágios do desenvolvimento intelectual no entendimento na compreensão de todos os seres através do método da sua arte. Assim como Santo Agostinho, Lúlio fez corresponder os três poderes da alma como imagens da trindade no homem. Como intelecto, era a arte de conhecer, como vontade a arte de amare como memória a arte de recordar. Teve visões de Cristo que o levaram a deixar a vida de casado e da corte, e adepto de São Francisco pregou no norte da África e oriente tentando converter muçulmanos ao catolicismo. Lúlio viu o universo inteiro refletindo os atributos de Deus. Teve então a idéia de reduzir todo o conhecimento a princípios simples com uma convergência de unidade. Teria sidomartirizado a pedradas no norte da África.
Outra influência sobre Bruno, versando o mesmo campo, supõe-se que foi a de Giovanni Battista Della Porta, um erudito napolitano que publicou um livro importante sobre mágica natural. Nessa área, porém, talvez a influência predominante sobre Giordano Bruno tenha sido a da antiga religião egípcia do culto ao deus Toth, escriba dos deuses, inventor da escrita epatrono de todas as artes e ciências, e identificado com o deus grego Hermes Trismegisto (Três vezes grande) pelos neoplatônicos. As obras de Platão e também a Hermética, que é o conjunto dos segredos revelados por Hermes-Toth que constituem as ciências ocultas e astrologia a nível popular, e certos postulados de filosofia e teologia a nível erudito, - introduzidos em Florença por Marsilio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giordano Bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!