Giordano bruno

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2014
► Quem Foi Giordano Bruno

Giordano Bruno foi um frade dominicano, filósofo e teólogo italiano que viveu na época do Renascimento. Ficou conhecido por ter sido condenado a fogueira por praticar e/ou usar de pensamentos hereges. Giordano Bruno foi um grande defensor de teorias científicas, principalmente astronômicas (duas delas são a teoria sobre a infinidade do universo e a outra sobre amultiplicidade dos sistemas siderais), contrárias às da Igreja Católica, ideias essas que fizeram com que ele tenha sido condenado. Giordano Bruno nasceu na Itália, mais especificamente na cidade de Nola em 1548 e seu nome e batismo foi Filippo Bruno, foi professor de cosmologia na Universidade de Oxford, fez vários estudos sobre astronomia, contestando a teoria aristotélica e acreditava na infinidadedo universo. Em toda sua vida o Filósofo criou muitas obras que serão citadas neste trabalho.

► Um pouco da vida de Giordano Bruno

Não existem relatos da infância de Giordano, só se sabe que ele passou a viver em Nápoles até 1562, onde estudou ciências humanas e se tornou Frade Dominicano no ano de 1565, foi quando ele adotou o nome de Giordano, nome que ele seria reconhecido posteriormente(nome que antes era Filippo). Giordano sempre foi um grande estudioso desde sua juventude, teve como grande influência o neoplatonismo. Nessa mesma época Giordano começou seus estudos sobre a capacidade de aumentar a memória, estudos que se baseavam no ensinamento de Raimundo Lúlio. Além disso, como ocorria com frequência no século XVI Giordano não tinha muito interesse por magia ou pelasabedoria oculta ou hermética, doutrinas que seguiam a ideia de uma existência inesgotável de sabedoria.
Esse desinteresse de Bruno, não agradava em nada a igreja católica, igreja pela qual ele não tardou a ser acusado ante a inquisição, esta situação, nos anos em que ele vivia representava uma situação de perigo extremo. Por ser suspeito de heresia Giordano abandonou a ordem dos dominicanos conseguindoassim escapar da Inquisição napolitana e do Santo Ofício de Roma.
Temendo por sua segurança, e em busca de liberdade de epressão, Bruno vagou como uma figura solitária pela Suíça, França, Inglaterra, Alemanha, Tchecoslováquia. Dedicou esse período para estudar e refletir ao ensinamento, assim como a escrever e transmitir conferências. Cunhou a frase libertas philosophica, o direito de pensar,sonhar, por assim dizer, de filosofar.

Giordano Bruno elaborou uma reforma religiosa e moral, e foi ele também o percursor da cosmologia moderna, ressaltando a ideia de que o universo é infinito, assim como de um infinito número de mundos habitados. Na atualidade, cientistas e filósofos estão tomando seriamente em conta uma perspectiva que inclui bilhões de galáxias, e é também muito provável queem outras formas de vida incluindo seres com inteligência avançada) habitem e evoluam em outros planetas similares a Terra.
Depois de 14 anos viajando por a Europa, Giordano volta à Itália, convidado pelo jovem nobre veneziano Giovanni Mocenigo. Na verdade, tudo isso era apenas uma armadilha para conseguirem leva-lo a inquisição de Veneza e posteriormente a Roma. Durante sete anos Giordano ficoupreso nas masmorras da inquisição, por ter sido condenado por heresia e sentenciado a morrer na fogueira, pena imposta pelo cardeal Roberto Bellarmino.
Ao escutar a sua sentença Giordano não se retratou a igreja, apenas respondeu da seguinte forma: Tremeis mais vós ao pronunciarem minha sentença do que eu ao escutá-la (Vocês tremem mais ao dizerem minha sentença do que eu ao ouvi-la).
Em 17 defevereiro de 1600, Giordano Bruno foi preso a uma estaca, amordaçado e queimado vivo em público, no campo dei Fiori, local onde hoje está uma estátua do mesmo, que foi erguida em 1889 por círculos maçônicos italianos.

► Ideias de Giordano Bruno

Giordano teve um trágico o desfecho do processo imposto a ele no século XVI, foi acusado de panteísmo e queimado vivo por defender a doutrina da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giordano Bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!