Giordano Bruno

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
Giordano Bruno
Giordano Bruno nasceu em Nola 1, província de Nápoles, no ano de 1548 (sete anos após a morte de Paracelso), sendo Filippo o seu nome de nascimento.
Foi um frade dominicano, filósofo e teólogo italiano da época do Renascimento. Ficou conhecido por ter sido condenado à fogueira pela Inquisição por prática de heresia.Giordano Bruno defendia teorias científicas, principalmente astronômicas, contrárias às da Igreja Católica. E também referido como Bruno de Nola ou Nolano.
Para Bruno o universo é constituído de um único corpo, mas as coisas singulares são ordenadas com precisão e estão conectadas com todas as outras coisas. O que fundamenta essa organização são as ideias, que são princípios eternos e imutáveis.Cada coisa particular é uma imitação, uma imagem ou a sombra da realidade ideal que a orienta. Nossa mente também segue essa estruturação universal e nossas ideias não são eternas e imutáveis, mas são o reflexo, o vulto das ideias que não se alteram. Bruno sustenta ainda que o universo é infinito, e como infinito não tem um centro nem uma circunferência.
Giordano era amplamente conhecido pela suamemória, o que lhe concedia a fama de mago. Na verdade, esse vigor da memória tinha como base um método que “permitia imprimir na memória imagens arquetípicas básicas, tendo como lugar-sistema a própria ordem cósmica 2 (no fundo, trata-se de ler no Akasha).
Bruno esforçou-se em compor um novo Cosmos no plano físico, no moral e no religioso, e legou-nos um método de criação de ordem. Não teve medodas autoridades da sua época que condenavam todo o saber que fosse contrario os dogmas por eles implantados. Lutou até o fim pelas suas ideias, sacrificando mesmo sua vida. Saibamos aproveitar o grande legado deste protigioso filósofo que com a sua chama abriu caminho que só agora começaram a ser valorizados. Ele tinha fortes princípios nos quais relacionava o homem e todo o universo a umafilosofia, uma ciência onde os simples gesto humano se tornava grandes fatores para a valorização de sua teoria. Acreditava que o homem já nascia com o conhecimento.
Para melhor entender o pensamento de Bruno, é preciso entender sua concepção de Universo: “ O Universo é uno, infinito, imóvel. Una, afirmo eu, é a possibilidade absoluta, uno o ato, una a forma ou alma, una a matéria ou corpo, una a coisa,uno o se, uno o máximo e supremo que não podem ser compreendidos; por isso ele indefinível e indeterminável e, portanto, não tem limite nem termo e, consequentemente, é imóvel... Não se corrompe, poque nenhuma outra coisa há em que ele possa transformar-se”
Defendia uma filosofia livre, uma pesquisa científica livre, queria uma autonomia do pensamento e da ciência, de qualquer autoridadereligiosa, civil ou acadêmica. Giordano criticava a igreja da época, tendo em seu pensamento ideias construídas para realizar uma observação e análise de tal processo buscando fugir da realidade.
Bruno começou a duvidar dos dogmas da Igreja ao entrar no mosteiro aos 17 anos, e que sabia bem mais teologia do que todos os que o interrogavam. Começou a ter diversos problemas com superiores ainda noconvento. Em 1.567, foi iniciado um processo contra Giordano, por insubordinação, porém esse foi logo suspenso. A grande visão de Bruno e sua percepção dos erros do pensamento intelectual da época em que vivia fizeram que, em 1.576, tivesse de sair de Nápoles para Roma, pois estava sendo perseguido. Depois, teve de fugir novamente, porém o destino desta vez o levou à Suíça, onde freqüentou locaiscalvinistas. Passou-se pouco tempo para concluir que o pensamento sobre teologia que tinham os protestantes era tão retrógrado quanto o dos católicos.
Em 1579, Bruno mudou-se para França, e pouco depois de chegar, atraiu a simpatia do rei Henrique III. Na década seguinte, Giordano mudou-se para Inglaterra, porém entrou em atrito com professores de Oxford. Voltou por um curto tempo para a França, e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giordano Bruno
  • Giordano bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno
  • Giordano bruno
  • Giordano Bruno
  • giordano bruno
  • giordano bruno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!