Ginástica

Páginas: 10 (2453 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
3 APRESENTAÇÃO

Na tentativa de se estabelecer o conhecimento a ser discutido e socializado pela Educação Física, estudiosos concluíram, entre outros, que a ginástica pertence a cultura corporal, princípio filosófico definido para a escolha dos conteúdos. A fim de subsidiar os professores da rede de ensino municipal, a SEMED, junto com uma equipe de professores, se embuiam na elaboração decadernos pedagógicos, dos conteúdos estabelecidos na proposta Pedagógica do Município de Aracaju.

O caderno que ora apresentamos, delimita o conteúdo

GINÁSTICA, de forma a facilitar sua aplicação nas aulas de Educação Física.

A Estrutura Básica do caderno consiste no histórico, definição e classificação da ginástica, utilizando uma linguagem simples e informações atualizadas.

Para o estudoda ginástica, como de qualquer conteúdo, é imprescindível conhecermos seu surgimento e sua evolução para não cairmos no erro da ausência de sentido significado que acompanhou a escola tradicional todos esses anos de educação brasileira.

Os estudos históricos demonstram que, as atividades físicas exercidas pelos primeiros hominídeos embasaram a evolução das ginásticas. A partir das atividadesde caça, pesca, lutas, diversão e culturação a deuses com danças e representações, os homens perceberam o potencial de suas capacidades físicas como força, destreza, resistência e equilíbrio, passando a estruturá-las em benefício próprio.

histórica definia as características da atividade física No
a estética, com o culto do corpo belo Acreditavam ainda,
A conjuntura política/social e econômicade cada época mundo antigo, em suas principais cidades, GRÉCIA e ROMA, as atividade eram voltadas para guerra, fonte de riqueza, e para que a atividade física era tão importante para a educação do homem como a intelectual, assim era obrigado a constar no currículo dos que podiam estudar.

Com a decadência do mundo antigo, em virtude do seu empobrecimento, e surgimento do cristianismo,modifica-se a forma de encarar a atividade física.

do homem O medievo determina que só as atividades voltadas
educação do homem As pessoas contra as atividades corporais
Ela agora pertence ao mundo mundano, indigno a formação para o espírito e contemplação de Deus, deveriam integrar a exercidas pela igreja e as proibições a evolução intelectual gera insatisfação na elite pensante à época surgindo omovimento humanista, que declara o homem o centro do universo e não mais Deus, como dilata a igreja. Concomitante, a máquina entra em ação engendrando uma transformação social e intelectual.

O trabalhador que iria enfrentar as máquinas modernas, deveria dominar a leitura, os números e Ter músculos fortes, estes serviriam também para defesa da pátria, visto que, a modernidade suscitou grandesconfrontos armados, exigindo dos soldados um preparo físico específico. Com isso a atividade corporal é revalorizada e começa a estorcar as primeiras sistematizações dos exercícios. Os primeiros desta prática são os alemães, suecos, dinamarqueses e franceses que elaboram os métodos ginásticos, de se denominaram com o nome dos países.

perspectiva de ginástica rítmica e da ginástica feminina
NaAlemanha, a ginástica era executada em aparelhos e em contato com a natureza, tendo um caráter pedagógico, de formação moral e disciplinar, e onde surgiu as primeiras Cabe também a Alemanha a introdução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na atividade corporal, a valorização do rítmico e o contato do corpo com o solo.

corpo Na seqüência do seu desenvolvimento, o método francês
Ométodo francês preocupava-se com o aperfeiçoamento motor, considerando as dimensões anatomo / fisiológicas do da ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida quotidiana, na economia de energia, no desenvolvimento físico integral, no aumento da resistência orgânica, valorizar aptidões através dos exercícios naturais, repudiando os artificiais.

desenvolvimento harmonioso no corpo”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • Ginástica
  • Ginástica
  • Ginastica
  • ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!