Giddens

Páginas: 12 (2800 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
Questões

1) Quais são as criticas de Giddens:

a) Ao Funcionalismo e ao estruturalismo
b) À hermenêutica e à sociologia interpretativa

2) Como a teoria da estruturação pretende resolver os problemas que ele aponta nessas abordagens? Como é possível conciliar a noção de estrutura com a centralidade do sujeito ativo? A resposta deve levar em conta especificamente os conceitos de: a) Reflexividade
b) Consciência prática e consciência discursiva
c) Conhecimento mútuo
d) Agência 
e) Dualidade da estrutura
f) Regras e recursos
g) Reprodução social









1.
A teoria da estruturação propõe uma reconstrução conceitual da sociologia, esforçando-se, dessa maneira, no sentido de superar as perspectivas sociológicas hegemônicas: o funcionalismo, o estruturalismo,as sociologias interpretativas e a hermenêutica. A partir dessa crítica Giddens reconstrói o paradigma sociológico conformando, portanto, dois elementos que essas sociologias consideravam – de forma manifesta ou latente – inconciliáveis: a noção de estrutura e o indivíduo ativo e transformador, em outras palavras, estrutura social e agência humana.As diferenças entre essas correntes dopensamento sociológico são, amiúde, consideradas distinções epistemológicas, mas, segundo Giddens, elas também são distinções ontológicas.Para ele, a questão central da sociologia consiste em como os conceitos de ação, significado e subjetividade devem ser explicados e como eles podem ser relacionados com as noções de estrutura e coerção.Assim, Giddens declara, sobre a corrente funcionalista, quepretende “desenvolver um esquema teórico que possa substituí-lo, mediante a identificação de algumas das deficiências inerentes ao pensamento funcionalista”. (Giddens, 2001, p. 116)
A.
Os paradigmas funcionalistas e estruturalistas compartilham a mesma característica principal: a hegemonia da estrutura social em detrimento ao indivíduo ativo e livre. Nessas perspectivas sociológicas que, segundoGiddens, por tantos anos ofuscaram as discussões teóricas da área da sociologia, ocorre o imperialismo do objeto social em detrimento do agenciamento humano, uma vez que nelas é pressuposto uma totalidade social coercitiva e modeladora dos indivíduos. Esta totalidade social superior e formadora das pessoas – lembremos do organismo social em Durkheim – pode ser subdividida em partes que, por suavez, sustentam a totalidade a partir de uma relação de necessidade, ordenando, desse modo, a vida social. O agenciamento humano, portanto, se torna nulo e a estrutura social – eminentemente coercitiva – é concebida como suprema e logicamente ordenada em relação às suas necessidades vitais do sistema social.
O pensamento estruturalista, por sua vez, considerando principalmente a obra de ClaudeLévi-Strauss (1908-2009), foi hostil ao evolucionismo e escapou das analogias biologistas que os funcionalistas tanto utilizavam em suas explicações teóricas. No caso dessa corrente teórica, a relação entre a ciência social e a ciência natural é primordialmente cognitiva, na medida em que o estruturalismo pressupõe que as sociedades humanas compartilham os mesmos mecanismos inconscientes deconfiguração mental dos indivíduos, sendo a única variável o conteúdo dessa mesma configuração nos diferentes contextos da vida social. Contudo, o funcionalismo e o estruturalismo enfatizam a preeminência de uma totalidade social constituída por partes que, por sua vez, se relacionam entre si com o fito de ordenar a vida social. Assim, essas duas correntes teóricas constroem generalizações em detrimentoda subjetividade humana, do agenciamento e do significado das ações dos indivíduos.
Essas perspectivas da sociologia não concebem o indivíduo como agente, pressupõem a anterioridade e supremacia da totalidade social em detrimento dos indivíduos e, desse modo, constituem uma forma de reducionismo social. O agenciamento humano, portanto, não é o centro das discussões entre os sociólogos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giddens
  • Giddens
  • giddens
  • Giddens
  • Giddens
  • GIDDENS
  • Giddens
  • Giddens questões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!