Giddens

Páginas: 6 (1272 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Metodologia das Ciências Sociais - 16/04/2014
Alunos: Amanda Reis – DRE:114040110, Clara Brandão – DRE: 114044693, Frederico Romanoff – DRE: 11404786

Resumo do texto “Novas regras do método sociológico” de Giddens.

As escolas de “sociologia interpretativa” ajudam a entender o método é a lógica das ciênciassociais. Concluiu-se que o mundo social é realização de sujeitos humanos ativos. Este mundo constitui-se como significante, relevante ou inteligível, dependendo da linguagem como atividade prática. O cientista social usa de capacidades semelhantes as utilizadas por aqueles que observa, com o intuito de observá-los. Assim, as descrições do comportamento social dependem do compromisso dahermenêutica em entrar dos “quadros de significado”. Mas, essas escolas são próximas do idealismo filosófico e mostram insuficiência tradicional, quando no campo da análise social. As insuficiências são constatadas, como na preocupação com o significado, pois assim os seres humanos não produzem e transformam o mundo natural e suas condições de existência. Além disso, há uma derrota em examinar as normassociais e uma deficiência em explicar o comportamento humano através das condições causais de ação.
Desta forma, para transcender essas limitações é necessário esclarecer o conceito de ação e das noções correlacionadas a intenção, razão e motivo, os quais pressupõem o fim da continuidade conceitual e são tratados como monitoramento reflexivo. Todavia, este torna-se a afirmação das intenções. Ademais,pode-se ligar a “teoria da ação” à análise das propriedades das estruturas institucionais e enfrentar as dificuldades epistemológicas em clarificar a lógica do método de ciências sociais.
Quando separa-se a ação de suas intenções, a hermenêutica distancia-se das ciências sociais do subjetivismo. Logo, para Giddens, as propriedades dos sistemas socais e indivíduos deveriam ser estudadas juntas,já que existem de forma integrada, baseadas na constituição do significado, a moralidade e as relações de poder. A interação acontece como modalidade da reprodução da estrutura, a qual é condição e consequência da produção da própria estrutura, como significante e podendo ser como dependente do conhecimento mútuo dos participantes. Isto gera descrições de comportamento, que não podem sofrerinterferência do observador. Entretanto, quando o conhecimento mútuo é apresentado como senso comum, faz-se uma análise, que deverá ser validada para ter cientificidade.
A filosofia da ciências naturais são relevantes à produção de conhecimento das ciências sociais, mas encontram limitações. Kuhn chama o paradigma de quadro de significados. Contudo, ele não percebe que os “quadros de significado” sãopontos de partida da análise. Assim, “quadros de significado” e paradigmas resultam de meditações, o que é uma questão hermenêutica.
Giddens continua seu texto dizendo do caráter pré-interpretado das ciências sociais, ou seja, a sociologia lida com a criação e reprodução de quadros de significado que são a natureza do comportamento humano. Dentro das ciências sociais existiriam duas possibilidadesde interpretação em relação ao seu objeto de estudo: a transformação de conceitos leigos em conceitos técnicos ou o contrário, o autor defende a segunda hipótese onde a cientista social penetra no “mundo comum” e analisa os aspectos deste.
Outro aspecto característico do estudo social são as generalizações causais que ele produz a partir de conceitos específicos. A medida que estas generalizaçõessão aceitas e incorporadas pelos entes que ela trata, corre-se o risco de que o real significado desta se deturpe fazendo com que um instrumento que inicialmente foi criado para alargar a autonomia racional da ação possa se transformar em um instrumento potencial de dominação.
Em um segundo momento, Giddens apresenta as “novas regras do método sociológico”. Quais sejam:
Seção A –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Giddens
  • Giddens
  • Giddens
  • giddens
  • Giddens
  • Giddens
  • GIDDENS
  • Giddens questões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!