ghvc

414 palavras 2 páginas
Masterbatch é um concentrado de pigmento em um veículo compatível com polímero a ser utilizado, de preferência da mesma família. A concentração de pigmentos de Masterbatch deve ser o máximo possível desde que se consiga boa dispersão dos pigmentos no polímero veículo. O Masterbatch é basicamente constituído por resina ou polímero, pigmentos, ‘aditivos umectantes, aditivos dispersantes, aditivos de atrito, etc. Os equipamentos utilizados para a sua preparação são equipamentos especiais que têm grande poder de cizalhamento durante a sua fusão, a fim de tentar reduzir os grumos (aglomerados) de pigmentos que giram ao redor de 60 micras à agregados com dimensões aproximadas de 16 micras. Tais equipamentos são por exemplo: Bambury, Misturador adiabático, Extruder dupla rosca corrotante, etc. Posteriormente o material resultante é extrudado em espaguetes, resfriado, cortado em pequenos cubos de tamanho próximo à da resina; (no caso da extrusora dupla rosca, já é executado tudo numa mesma operação). Portanto, no Masterbatch os pigmentos já vêm dispersos, o que facilita em muito o trabalho de processamento final.
O Masterbatch foi inicialmente desenvolvido para tingimento ou coloração de artigos de espessura muito fina, tais como filmes, multifilamentos, etc; hoje o Masterbatch é utilizado basicamente em todos os processos, com exceção de moldagem rotativa. A vantagem deste processo em relação ao anterior é:

1- A não limitação na concentração de uso sobre a resina, desde que se utilize um master como veículo (resina) compatível com o a ser moldada.

2- Visto, na realidade, o Masterbatch nada mais ser do que a diluição do Color Match em polímero; a concentração de uso é maior que no caso anterior e conseqüentemente a possibilidade de erro durante a pesagem para a preparação da batelada para processar a peça final é menor, proporcionando assim maior uniformidade na intensidade de cor. Na realidade, a indicação internacional para utilização de Masterbatch nas resinas

Relacionados

  • A Hist Ria Da Arte Gombrich
    212808 palavras | 852 páginas