ghhhgh

9381 palavras 38 páginas
APOSTILA CITOLOGIA
FREDSTON G. COIMBRA

1

01- CITOLOGIA – O ESTUDO DAS CÉLULAS
É a menor unidade estrutural básica do ser vivo (definição aceita em virtude da complexidade estrutural em movimento, sendo que na natureza podemos encontrar estruturas menores e com grande complexidade) A célula foi descoberta em 1667 pelo inglês Robert Hooke, que observa um pedaço de cortiça (tecido vegetal morto) usando um conjunto de lentes de aumento, microscópio.
Hooke observou na ampliação do material que o mesmo era formado por pequenos compartimentos vazios que mais parecia com os quartos que os monges da época utilizavam para dormir, como estes compartimentos utilizados pelos monges eram denominados de célula, batizou os espaços observados naquele pedaço de cortiça de células. Com o avanço das técnicas de observação e também da microscopia, aos poucos foi sendo possível descobrir em células vivas a grande complexidade da menor estrutura viva conhecida até então. Com o uso de corantes, por exemplo, foi possível a identificação do núcleo celular e dos cromossomos, estrutura com milhares de informações que hoje em dia são denominados de genes (unidade genética que determina as características de um indivíduo). Pouco depois, comprova-se que todas as células de um mesmo organismo têm o mesmo número de cromossomos. Este número é característico de cada espécie animal ou vegetal e responsável pela transmissão dos caracteres hereditários.
A moderna teoria celular que todos os seres vivos são constituídos por células, só foi estabelecida no final do século XIX.
Até então as idéias sobre célula eram limitadas apenas com o aumento microscópio de
2000 vezes de diâmetro e que mostravam apenas o citoplasma e núcleo. Por essas observações os estudiosos também puderam verificar que duas ou mais células não se misturavam, isto, levaram a concluir que deveria existir uma proteção (membrana), pois podiam verificar que certas substâncias entravam para dentro da célula ,

Relacionados