histriaso

558 palavras 3 páginas
HISTÓRIAS DE TERROR, LENDAS URBANAS, FILMES DE TERROR, CONTOS DE TERROR, FOTOS DE TERROR E VIDEOS
Lendas Urbanas, Histórias De Terror, Filmes De Terror, Vídeos De Terror e Fotos De Terror.
HISTÓRIAS DE TERROR, LENDAS URBANAS, FILMES DE TERROR, CONTOS DE TERROR, FOTOS DE TERROR E VIDEOS
Lendas Urbanas, Histórias De Terror, Filmes De Terror, Vídeos De Terror e Fotos De Terror.

Jan Hus (Husinec, 1369 — Constança, 6 de julho de 1415) foi um pensador e reformador religioso1 . Ele iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. Os seus seguidores ficaram conhecidos como os hussitas. A Igreja Católica não perdoou tais rebeliões e ele foi excomungado em 1410. Condenado pelo Concílio de Constança, foi queimado vivo e morreu cantando um cântico.

Um precursor do movimento protestante (ver: Reforma Protestante), a sua extensa obra escrita concedeu-lhe um importante papel na história literária checa. Também é responsável pela introdução do uso de acentos na língua checa por modo a fazer corresponder cada som a um símbolo único. Hoje em dia a sua estátua pode ser encontrada na praça central de Praga, a Praça da Cidade Velha, em checo Staroměstské náměstí.

Índice [esconder]
1 Sua infância e estudos
2 Influência de Wycliffe na Boémia
3 O Cisma Papal
4 Notas e Referências
5 Ligações externas
Sua infância e estudos[editar | editar código-fonte]
Jan Huss, também conhecido em português como João Huss, o famoso reformador da Boémia, nasceu em Husinec (75 km s. s. w. de Praga) possivelmente dia 6 de julho de 1369, como acreditam,tendo sido queimado vivo em Constança dia 6 de julho de 1415. O nome Hus é a abreviação do seu lugar de nascimento, feita pelo próprio, em cerca de 1399; anteriormente era conhecido como Jan Husinecký, ou, em latim, Johannes de Hussinetz. Seus pais eram checos de poucas posses.

Teve de ganhar a vida cantando e prestando serviços na Igreja. Sentiu-se atraído pela profissão clerical não tanto por um impulso interior

Relacionados

  • Resenha_MetodologiasAgeis
    2143 palavras | 9 páginas