GESTÃO ESCOLAR CONTEMPORÂNEA

687 palavras 3 páginas
GESTÃO ESCOLAR CONTEMPORÂNEA:
DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE ADULTOS E JOVENS1
Marcele Gonçalves de Ávila2
RESUMO: O presente Artigo problematiza a gestão escolar contemporânea a partir da análise das relações entre os professores entre si e entre professor e aluno. Um dos autores pesquisados foi João Manuel Esteve Zaragoza que analisa o mal-estar docente, fenômeno já reconhecido no cotidiano escolar. Pretende, ainda, problematizar o sentido das formações continuadas para os professores possibilitando a qualificação das interações a fim de implicar a coletividade na gestão da escola.
PALAVRAS-CHAVE: mal-estar docente, formação continuada docente.
Mas afinal, qual o sentido que os espaços de formação continuada docente produzem para a qualificação das relações entre os docentes de forma à viabilizar uma gestão democrática? Esta e outras questões, que dizem respeito às relações interpessoais, vêm norteando algumas pesquisas que realizei durante o Curso de
Pedagogia. Nestas, pude observar o quanto a estrutura e dinâmica de funcionamento necessitam de reflexões mais aprofundadas sobre este fenômeno que não atinge somente o cotidiano escolar, para compreender o que pode estar ocasionando a desagregação do coletivo docente.
A escola, a meu ver, é um espaço rico para o desenvolvimento da sociabilidade. Por isso, a construção de vínculos, a gestão de conflitos, o relacionamento entre os membros do grupo, muitas vezes, devem ser mediados pela gestão da escola para que haja construção coletiva dessa sociabilidade que possibilita o comprometimento do professor no desenvolvimento do seu trabalho e na prática, com aprendizagens mais significativas para os educandos. Mas o que
1 Artigo orientado pela professora Maria Ângela Pauperio Gandolfo, docente no Centro Universitário Ritter dos Reis em Porto Alegre/RS.
2 Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Ritter dos Reis em Porto Alegre/RS.
2
se observa são as constantes ausências na escola, prejudicando

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas