Gestão da Educação e da Saúde para o Trabalho_unid III mod I ativ final

317 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
DISCENTE: THAÍS FLÁVIA NOGUEIRA GONÇALVES PEREIRA

UNIDADE III
MÓDULO I
ATIVIDADE FINAL

Cuiabá – MT
2015

1 – Leitura;
2 – a) De acordo com a portaria citada 1996/GM/MS de 20/08/2007, a condução regional da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde se dará por meio dos Colegiados de Gestão Regional, com a participação das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES).
Os Colegiados de Gestão Regional, considerando as especificidades locais e a Política de Educação Permanente em Saúde nas três esferas de gestão (federal, estadual e municipal), deverão elaborar um Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde de acordo com os Planos de Saúde estadual e municipais, da referida região, no que tange à educação na saúde.
E, além disso, as Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) são instâncias intersetoriais e interinstitucionais permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde previstas no Artigo 14 da lei 8080/90 e na NOB/RH - SUS. b) Sim, existe política de educação permanente no HUJM, ela pode ser evidenciada tanto no Plano de Capacitações do HUJM, quanto por meio das listas de frequências das capacitações ocorridas. Além disso, cabe ressaltar que, segundo alguns autores o conceito de educação permanente pressupõe a "noção de aprendizagem significativa, que vincula o aprendizado a elementos que façam sentido para os sujeitos envolvidos, de modo que os processos de capacitação sejam estruturados a partir da problematização dos processos de trabalho. Diante do exposto, cabe mencionar que esta metodologia tem sido aplicada em algumas ações de capacitação dos profissionais do HUJM, como exemplo no curso de formação de gestores de hospitais universitários federais,

Relacionados