Gestor

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM


Disciplina: Relacionamento e Comunicação em Enfermagem.
Professora: Denize Mascarenhas Xavier.
Acadêmicos: Aline, Elaine de Oliveira, Fernanda Dionísio, Géssica Teixeira, Ingrid Brito, Ivaneide Belfort, Izabel Cristina e Márcia Cristina Toledo.
Período: 1º - Noite.







Comunicação Verbal e não Verbal de Mãe Cega e comLimitação Motora durante Alimentação da Criança.











Junho - 2014
Rio de Janeiro - RJ
































Trabalho apresentado pelos acadêmicos de Enfermagem, exigida pela disciplina de Relacionamento e Comunicação em Enfermagem da Universidade Estácio, como parte dos requisitos de avaliação do 1º período, sob a orientação da Profª.Denize Mascarenhas Xavier.





Resumo Texto 4 – Comunicação verbal e não verbal de mãe cega e com limitação motora durante Alimentação da Criança.

O objetivo do texto é analisar a comunicação verbal e não verbal, de mãe cega e com limitação motora com filho e enfermeira durante alimentação da criança.
Os atributos do cuidar são fundamentais e ninguém é melhor para falar, demonstrar ededicar-se ao cuidado dos filhos do que os pais. A exemplo de outras mulheres, as cegas também são mães e cuidam de seus próprios filhos. Para mães cegas, simples atos como amamentar, banhar, alimentar e administrar medicações passam a ter dimensões complexas, gerando insegurança diante do cuidado de seu filho. Cabe ao enfermeiro dar orientações pertinentes a respeito do cuidar.
A comunicação é umprocesso composto de formas verbais e não verbais utilizadas pelo emissor com o propósito de partilhar informações.

Neste estudo o referencial teórico para embasar a comunicação verbal e não verbal foi adotado. Participaram do presente estudo a mãe cega com limitação motora, seu filho e duas estudantes de enfermagem.
A mãe deste estudo tinha 22 anos de idade, era analfabeta, mas freqüentou escolaespecial para deficientes visuais. Nasceu cega em decorrência de uma paralisia cerebral, possuía paraplegia em membros inferiores e limitação em um membro superior. Residia com os avós e uma prima e recebia auxilio aposentadoria, em virtude da precária situação socioeconômica da família.




Comunicação Verbal
Há seis elementos para ocorrência de um ato de comunicação: Remetente,Destinatário, Mensagem, Contexto, Código e Contato.
- Destinatário ou Receptor: É o individuo ou grupo que recebe a mensagem;
- Remetente ou Emissor: É o individuo ou grupo que envia uma mensagem a um ou mais receptores;
- Mensagem: É o ato da fala, significa selecionar e combinar signos;
- Contexto: É o conteúdo, assunto e objetivo da mensagem;
- Código: É a língua que se fala, é comum ao emissor e aoreceptor;
- Contato: É o meio físico por onde passa a mensagem entre emissor e receptor. O meio físico pode ser sonoro ou visual, e é também a conexão psicológica entre emissor ou receptor.

Comunicação não Verbal
A teoria proxêmica avalia a posição corporal e as relações espaciais do individuo como elaboração da cultura onde está inserido.

Envolve oito fatores que compõem suas categoriasprimárias:
- Postura-Sexo: Analisa o sexo dos participantes e a posição básica dos interlocutores;
- Eixo Sociofugo / Sociopeto: O primeiro desencoraja a interação, e o sociopeto demonstrado pelo ângulo dos ombros em relação às outras pessoas e à posição dos interlocutores;
- Cinestésico: Analisa o contato físico a curta distância;
- Comportamento de Contato: Relações táteis como acariciar,agarrar, apalpar e apertar;
- Código Visual: Contato visual nas interações;
- Código Térmico: Calor percebido pelos interlocutores;
- Código Olfativo: Odor sentido pelos interlocutores;
- Volume da voz: Volume e intensidade da fala utilizada pelos interlocutores. Essa teoria preconiza quatro distâncias inter pessoais: Intima (0 a 50cm), Pessoal (50 a 1,20cm), Social (1,20m a 3,60m) e Pública...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestor
  • Gestor
  • o gestor
  • Gestor
  • Gestor
  • Gestor
  • gestor
  • GESTOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!