o gestor

Páginas: 10 (2290 palavras) Publicado: 14 de março de 2014


1 INTRODUÇÃO

Este texto apresenta os desafios impostos ao gestor escolar na implantação de um processo de mudança nas organizações escolares que buscam se adequar aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e de práticas de gestão participativa e democrática previstas na Lei das Diretrizes e Bases 9394/96 com uso de ferramentas tecnológicas. E aborda também a importância dainserção das novas tecnologias no ambiente escolar, propiciando o aumento da competitividade, através de soluções inovadoras na gestão e no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo com leituras bibliográficas, manuseio do Projeto Politico Pedagógico da uma instituição e aplicação de um questionário com pedagogo da mesma escola, teve como objetivo discutir a atuação da gestão escolar na buscapela mudança organizacional da escola para que a mesma proporcione um ensino de alto nível aos alunos u8sando de uma gestão democrática e descrevendo se ferramentas tecnológicas são usadas nesta gestão inovadora.



















O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS


O gestor escolar com auxilio de ferramentastecnológicas tem um grande desafio desde que a LDB 9394/96 prevê uma gestão democrática e inovadora. Partindo da leitura do texto de RIOS, “O gestor Escolar e as novas tecnologias”, entende-se que as mudanças, reflexões e desafios apresentados são contribuintes para uma proposta de superação e transformação da realidade Educacional, tornando se histórico ativo e consciente de seu papel frente às mudanças deparadigmas. As Tecnologias Da Informação e Comunicação (TICs) torna-se importante por que é contribuinte para ampliar o acesso de comunicação e informação, colaborando para a aprendizagem e o conhecimento para a formação. É um privilegio as TICs na escola, pois ajuda a gestão se articular entre as áreas administrativas, pedagógica e trás informação para a escola.
A LDB atual prevê a GestãoEscolar no espaço escolar como uma mudança radical na gestão da escola, onde muitas exigências, são estabelecidas em sua administração, pedagógica e comunitária com inúmeras responsabilidades, competências e habilidades. O gestor da escola a partir dessa lei passou a gerenciar coordenar e executar atribuições que antes não existiam no âmbito escolar. .
Para entender e refletir a relação da tecnologiaeducacional e a gestão democrática na rede pública de ensino foi aplicado um questionário com um gestor escolar e manuseado o Projeto Político Pedagógico da escola. A escola pertence da rede municipal localizada na cidade de Capão do Cipó R/S. Segue na integra as questões e respostas da Vice-diretora entrevistada:
O estabelecimento oferta: Educação infantil, ensino fundamental 1º ao 5º ano eensino fundamental 6º ao 9º ano.
A escola possui laboratório de informática: Sim e é utilizado pela comunidade escolar
O laboratório conta com um técnico para auxiliar os professores: Não, pois os próprios professores se auxiliam.
Quais os outros recursos tecnológicos que a escola possui? TV, DVD, data show.
Com qual frequência o laboratório é utilizado? Depende do professor
Da maneira geral,os professores sentem-se seguros quanto ao uso das novas tecnologias? Por quê? A maioria sim, porque todos tem um bom entendimento em relação à tecnologia e aproveita bastante esse novo jeito de ensinar.
Como a equipe pedagógica tem direcionado o trabalho com as novas tecnologias na escola? Pesquisando na internet subsídios aos professores.
Ações do gestor: Companheiros e democráticos para o quevem de interesse da escola e dos educandos.
Ações do pedagogo: Proporcionar reuniões pedagógicas para os professores.
Como os profissionais da escola definem o processo de gestão democrática? Que as coisas acontecem com a decisão da maioria.
Como tem ocorrido o trabalho junto às instâncias (Conselho Escolar, Associação de Pais, Mestres e Funcionários e Grêmio Estudantil)? Com os funcionários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestor
  • Gestor
  • Gestor
  • Gestor
  • Gestor
  • gestor
  • GESTOR
  • Gestor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!