gestao de stocks

Páginas: 9 (2248 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional das Beiras

Trabalho sobre:
Motivação



Elaborado por:
Ricardo Oliveira
Pedro Camões
Tiago Daniel


Índice
Índice



































Introdução:
O grupo escolheu elaborar este tema, pois a motivação é um dos elementos mais influentes no desempenho dos colaboradores de qualquerorganização, como vamos poder verificar com a análise de estudos efetuados a empresas distintas. Iremos começar por abordar os princípios gerais da motivação, dada a complexidade e abrangência do tema e iremos estudar variadas teorias sobre a motivação. Na segunda parte fazemos uma análise cuidada de dois estudos feitos em duas empresas.























Parte 1 –Enquadramento teórico
Princípios gerais
O tema motivação é um tema extremamente complexo e abrangente, como já referido na introdução. Por isso começamos por explorar este tema de forma mais geral, apanhando genericamente a totalidade da questão.
Existem vários princípios gerais que devemos ter em conta, quando se discute sobre motivação, como por exemplo:
Ninguém produz bons resultados a não serque se esforce;
Sendo tudo o resto uma constante a facilidade com que atingem os objetivos e diretamente proporcional á motivação que uma pessoa tem;
As pessoas só se esforçam quando e porque querem;
As pessoas só escolhem trabalhar mais quando isso for mais vantajoso do que escolher o contrário.
Pode parecer que os princípios referidos são de conhecimento geral e de bom senso, no entanto, éfundamental tê-los presentes quando se aborda ou discute sobre este tema e é a partir destes que se devem partir para a resolução de problemas, por exemplo, relacionados com a produtividade de uma certa organização.
Tal como foi referido por Glasser (1994, p.15) “o fracasso da maioria de nossas empresas não está na falta de conhecimento técnico. E, sim, na maneira de lidar com as pessoas. Foge anossa compreensão o hábito dos administradores de achar que os trabalhadores não produzem com qualidade apenas por falta de conhecimento técnico. Na realidade, isto está ocorrendo devido á maneria como são tratados pela direção das empresas”.
A motivação é um conjunto de forças internas que sustentam, regulam e orientam as ações de um individuo para determinados fins. “A motivação é o processo deestimular um individuo para que tome ações que iram preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada.” (Montana, 1999, p.203).
Basicamente a motivação centra-se em levar as pessoas a fazer, bem e de boa vontade, aquilo que tem de ser feito.
Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivos e as pessoas a irem vão em busca de algo que possasatisfazer as suas vontades e que contribua de alguma forma para a realização dos seus desejos. Fica difícil motivar pessoas, até porque o ser motivado supera limites como se a pessoa estivesse sob efeito de algo superior, isso dá-se quando a pessoa está centrada no seu maior objetivo levando a uma integração em busca da sua autorrealização.
“Para compreender o comportamento humano é fundamental oconhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma isto é, tudo aquilo que dá origem a alguma propensão a um comportamento específico” (Chiavenato 1982, p. 414).
Podemos compreender melhor este conceito analisando o ciclo motivacional.

1. Necessidade. É o motivo, a razão da acção. É provocada por um estado de desequilíbrio devido a umacarência ou uma privação (ex:falta de alimento no organismo).
 2. Impulso ou pulsão. É a actividade desenvolvida pela necessidade ou motivo, isto é, a energia interna que obriga o indivíduo a agir num determinado sentido. (ex.força que move o indivíduo para obter comida). 
 3. Resposta. É a actividade desenvolvida e desencadeada pela pulsão para atingir algo. (ex.procurar comida). 
 4. Incentivo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de stocks
  • Gestão de Stocks
  • Gestão de stocks
  • Gestao de stock
  • Gestao de stock
  • gestao de stock
  • Gestão de stocks
  • Gestao de stock

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!