gestao da qualidade

Páginas: 7 (1748 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Introdução
A qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e agora é um requisito para todas as empresas que desejam se manter vivas no mercado globalizado de hoje. A qualidade nas empresas tornou-se um conceito no fim da segunda guerra mundial, onde vários países arrasados e necessitados de mudanças no seu parque industrial que foram destruídos pela guerra. O principal responsável pelamudança do Japão foi Edward Deming, que implantou o controle de qualidade através da estatística como diferencial competitivo em relação às indústrias ocidentais. Depois do modelo de Deming, veio um modelo conhecido como TQM (Total Quality Management), ou seja, Gestão da Qualidade Total. Foi desenvolvida por um teórico renomeado chamado J. Juran. Essa teoria se diferencia do controle da qualidadeatravés da estatística porque Juran acreditava que o controle da qualidade não deve ficar só no processo produtivo e sim, em todos os níveis organizacionais. Através de este artigo, será explanado que houve um precursor da qualidade nas empresas antes de Deming, e esse precursor foi Frederick Winslow Taylor, com a sua Administração Científica. Ele implementou o que chamamos de qualidade interna(qualidade nos processos organizacionais). Vai ser explanado quem foi Taylor e o que é Administração Científica, afinal o que é qualidade nas empresas, a relação entre a Administração Científica e o Controle da Qualidade através da Estatística de Deming. Essa relação vai mostrar que Taylor já adotava os princípios da qualidade interna antes de Deming, isso torna Taylor o pioneiro da qualidadenas empresas.
























O QUE É QUALIDE?
Segundo CHIAVENATO (1999), ele conceitua qualidade como.A palavra qualidade tem vários significados, dependendo de como é utilizada. Para um engenheiro, a qualidade significa aderência perfeita e conformidade às especificações e padrões de referência do projeto do produto. Zero defeito é o nome atribuído quando essasespecificações e padrões são atendidos. Para um estatístico, qualidade significa o menor desvio-padrão possível em relação à média aritmética, mediana ou qualquer medida estatística de posição. Variância zero é o nome dado quando isso ocorre. Para uma dona de casa, a qualidade tem outro significado completamente diferente. Como cliente ou consumidora, a dona de casa não está preocupada com osconceitos do engenheiro ou do estatístico, ela quer um produto ou serviço que satisfaça as suas necessidades pessoais, algo que resolva seus problemas.
Sendo assim, existem dois tipos de qualidades: a qualidade interna e a qualidade externa. A qualidade interna é a maneira pela qual uma organização administra seus processos, produtos e serviços. Qualidade externa é a percepção que o cliente tem arespeito do produto ou serviço que compra ou utiliza. Não resta dúvida de que, sem qualidade interna, não se pode construir e manter a imagem da qualidade externa.

Teóricos da qualidade
EDWARDS DEMING – O Pai da Qualidade
Centraliza sua filosofia nos recursos humanos da empresa;
Enfatiza que o homem é o componente mais importante na definição do destino da organização.


O MÉTODO DEMING DEADMINISTRAÇÃO: a visão de um mundo melhor
Organização quando cria uma identidade , uma estrutura.
Precisa ser organizada e administrada por meio de processos ou por instrumentos eficazes.
Aplicação de novos princípios e filosofia, uma ser aplicada seria filosofia da qualidade.

Os 14 Pontos de Deming
1.Estabelecer constância de finalidade para melhorar o produto e serviço;
2.Adotar anova filosofia;
3.Acabar com a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade;
4.Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços;
5.Melhorar sempre e constantemente o sistema de produção e serviços;
6. Instituir o treinamento e o retreinamento;
7. Ponto Adotar e instituir a liderança;
8. Afastar o medo, de modo a que todos possam trabalhar eficazmente na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • QUALIDADE E GESTÃO DE QUALIDADE
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestao da qualidade
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão de qualidade
  • Gestão qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!