Gestalt-psicologia da forma

Páginas: 2 (319 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2011
GESTALT-PSICOLOGIA DA FORMA
Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1817-1967) e kurt Koffka (1886-1932)- baseados em estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção,construíram a base da Gestalt. Campo de pesquisa que trouxe uma série de novas perspectivas para entender a maneira pela qual o homem se relaciona com o mundo.
Enquanto o Behaviorismo estuda ocomportamento através da relação S-R, a Gestalt parte do princípio que o o comportamento deve ser analisado de forma ampla,global, não isoladamente, levando-se em consideração as condições que alteram apercepção desse estímulo.
A percepção é o tema central dessa teoria. O que o indvíduo percebe e como percebe, são dados importantes para compreensão do seu comportamento. As experiências são semprepercebidas como um todo, para depois percebermos suas partes. A parte está sempre relacionada com o todo- Teoria do Isomorfismo.
O campo perceptivo é organizado e esta organização é no sentido da melhorforma permitida pelo campo estimulatório. A esta organização simetria ,estabilidade, simplicidade- chamamos de boa forma.
Meio ambiental: Conjunto de estímulos determinantes do comportamento.
a)Meio Geográfico: meio físico; meio no qual o indivíduo está inserido.
b) Meio Comportamental: resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através dasforças que regem a ação- equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade.O comportamento desencadeia-se a partir do meio comportamental.
Campo Psicológico: campo de força que nos leva a procurara boa forma. Ocorre através dos princípios: proximidade, semelhança e fechamento.
Insight: é a percepção imediata pela mente,sem raciocínio.
Kurt Lewin ( 1890-1947): O comportamento humano éderivado da totalidade dos fatos coexistentes . Esses fatos caracterizam-se como um campo dinâmico, onde cada parte interrelaciona-se entre si. Criou o conceito de grupo, cuja característica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A GESTALT – PSICOLOGIA DA FORMA
  • Gestalt
  • Gestalt: A psicologia da forma
  • A Gestalt – A Psicologia da Forma
  • Psicologia da Gestalt e Gestalt terapia
  • psicologia da gestalt
  • PSICOLOGIA DA GESTALT
  • Psicologia Gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!