Gestalt do objeto

Páginas: 7 (1672 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Gestalt do objeto é um livro que trata de como fazer a leitura visual da forma, a partir de fundamentações científica e de psicologia perceptual da forma o autor expressa cada questão por meio de tópicos e imagens.

A gestalt, após diversas pesquisas, trata-se do fenômeno da percepção, através da interpretação do nosso cérebro.

Leis da Gestalt



A Gestalt é dividida em 8 leis: Unidade,Segregação, Unificação, Fechamento, Continuidade, Proximidade, Semelhança, Pregnância da Forma.

Unidade – Uma unidade é identificada em um único elemento, que se encerra em si mesmo.

Segregação – A segregação é a parte que se divide ou que se evidencia em relação as outras unidades, é o fator que contrasta no objeto com outros elementos.

Unificação – A unificação consiste na igualdade ousemelhança dos estímulos, nela se encontra harmonia e equilíbrio nos objetos.

Fechamento – O fechamento ocorre quando se estabelece uma formação nas unidades, ou seja, obtêm a sensação de fechamento visual da forma pela sua continuidade estrutural.

Continuidade – A continuidade é a tendência dos elementos se acompanharem uns ao outros, de maneira que permitam a continuidade de um movimentopara uma direção já estabelecida.

Proximidade – A proximidade ocorre quando os elementos que estão próximos entre si tendem a ser vistos juntos, a proximidade e a semelhança são dois fatores que agem juntos.

Semelhança – A semelhança é estimulada pela igualdade da forma e da cor, o que desperta um agrupamento das unidades por partes semelhantes.

Pregnância da Forma – A pregnância da formaé uma das leis mais básicas na gestalt, um objeto com alta pregnância da forma tende a ser equilibrada, harmônica e homogênea trazendo uma boa visualização fazendo com que o espectador consiga entender a forma rapidamente sem problemas, um objeto com baixa pregnância da forma faz com que se tenha mais trabalho para identificar as unidades no objeto.

Após as definições colocadas a cima sobre agestalt será colocado a conceituação da forma. A forma nada mais é do que os limites exteriores da matéria de que é constituído um corpo, a percepção da forma é o resultado de uma interação entre o objeto físico e o meio de luz agindo como transmissor de informação.

A forma pode ser subdividida por: Ponto, Linha, Plano, Volume, Configuração Real e Configuração Esquemática.

Ponto – O pontonada mais é do que a unidade mais simples é qualquer elemento que funcione como um centro de atração.

Linha – A linha é a junção de vários pontos, fazendo com que se possa se criar um elemento.

Plano – O plano e a sucessão de várias linhas, criando assim duas dimensões: a largura e o comprimento.

Volume – O volume é definido por uma projeção tridimensional, pode se ter uma sensação devolume a partir da iluminação, da sombra, do brilho, textura, etc.

Configuração Real – É a representação real de objetos e coisas utilizando os limites reais a partir de pontos, linhas, planos e volumes, por meio de fotografias, ilustrações, gravuras, e pinturas.

Configuração Esquemática – É a representação do objetos, por meio de sombras, manchas, chapado, traço, linha de contorno, silhueta,etc.

Para completar todo este sistema de leitura visual são acrescentadas duas classes de categoria conceitual: Fundamentais e Técnicas Visuais Aplicadas.

Categorias Conceituais: Fundamentais

Esta categoria tem finalidade de darem mais embasamento e consistência as leis da Gestalt, são elas: Harmonia, Desarmonia, Equilíbrio, Desequilíbrio e Contraste.

Harmonia – A harmonia é a disposiçãoformal bem organizada entre todos os elementos do objeto, trazendo regularidade de forma simples e clara. A harmonia por ordem traz uniformidade entre as unidades e a harmonia por regularidade traz elementos absolutamente nivelados em termos de equilíbrio visual.

Desarmonia – Podemos chamar do processo oposto a harmonia, os elementos se tornam desordenados produzindo discordâncias, tendem a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestalt Do Objeto
  • Gestalt do Objeto
  • Gestalt dos objetos
  • Gestalt do objeto
  • Gestalt do objeto
  • Gestalt do Objeto
  • Gestalt do Objeto
  • Fichamento gestalt do objeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!