MARCHA DAS VADIAS

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Uma saia curta não é convite para estupro, um corpo bonito não é motivo para cantadas grosseiras.

Segundo dados da ONU, aproximadamente uma em cada cinco mulheres será vítima de estupro outentativa de estupro no decorrer da vida.

O número de assédios sexuais está ligado à cultura machista e patriarcal que promove o pensamento da mulher como alguém inferior – além de fomentar ideias como anão liberdade sexual ou a criminalização do aborto.

O movimento feminista tem o papel de desconstrução do comportamento sexista, com o objetivo de uma vivência mais igualitária.

Apesar de terraízes no século XIX, o feminismo teve seu ápice nas décadas de 1960 e 70, e agora retorna com movimentos por todo o mundo, tendo a “Marcha das Vadias” como um deles.

“Se ser livre é ser vadia, entãoeu sou vadia” – uma fala impactante, e que carrega um grito por liberdade e igualdade.

A declaração é uma resposta: em janeiro de 2011, na Universidade de Toronto, Canadá, o policial MichaelSanguinetti, ao falar sobre abusos sexuais, comentou: “As mulheres deviam evitar se vestir como vadias, para não serem vítimas”.

O argumento de Sanguinetti teve repercussão mundial e como reação surgiu a“Marcha das Vadias”. O movimento se espalhou no mundo e por todo o Brasil.

Não há líder, partido e nem um centro organizacional. As reuniões são feitas regularmente em locais diversos: a sala deuma faculdade, uma praça ou, até mesmo, um bar.

São designadas comissões – segurança, comunicação etc. Há divisão de tarefas sem hierarquização de poder.

É um movimento aberto – abarca pessoas detodas as cores, sexualidades e gêneros. Qualquer um pode participar da organização e da marcha em si; o contato é feito através de página online.

Atualmente, luta-se pela laicidade do estado,regulamentação da prostituição, legalização do aborto, descriminalização de gênero e por mais liberdade sexual do indivíduo, sobretudo da mulher que é moralmente julgada quando exerce sua sexualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marcha das Vadias
  • marcha das vadias
  • Marcha das vadias
  • Marcha das vadias
  • marcha das vadias
  • Marcha das vadias
  • A marcha das vadias
  • Marcha das Vadias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!