GEST O O GRANJEIRO

540 palavras 3 páginas
A partir do texto sobre o granjeiro disserte sobre as funções básicas de um gestor na Empresa Plena, correlacionando-as com as diferenças entre a Era Industrial (com seu paradigma e seus bloqueios mentais) e a Era do Conhecimento que necessita de pessoas conscientes dos processos e comprometidas com eles, onde o energizante exercício de definição do negócio em equipe resulta em visão compartilhada vivenciando assim as empresas que aprendem.

A empresa plena resume-se em uma tríade de corpo, mente e alma. O corpo sendo formado e caracterizado por materiais, produção, vendas, lucro ou prejuízo. A mente funciona como a definição do negócio, diferenciais competitivos, tendências de mercado. A alma é a parte formada por gente focando na qualidade dos relacionamentos, na motivação, na comunicação e trabalhos em equipe.

Com base no texto que nos foi apresentado, podemos observar que “o granjeiro”, tem inúmeras características do gestor da Era Industrial, como nos seguintes trechos:
“(...) o essencial é a produtividade.”
“Para garantir a qualidade total de sua granja, o granjeiro estabeleceu um rigoroso sistema de controle da produtividade.”
“O granjeiro estabeleceu inclusive um sistema de mérito galináceo: As galinhas que botavam mais ovos recebiam mais ração.”
“Galinha que não bota ovo, não vale a ração que come. Não pode ocupar espaço no galinheiro. Logo, deve ser transformada em cubinhos de caldo de galinha.”
Observamos que “o granjeiro”, implantou conceitos dessa era na sua granja , visando apenas à produtividade das galinhas, ele impôs um sistema repetitivo, e rotineiro, onde quem produzia mais, ganhava um bônus, e também demonstrou que ele visava apenas o produto final e o lucro, mostrou que as galinhas eram apenas “fornecedores”, onde quem não fornecia, era mandado embora, no caso quem não produzia os ovos, virava caldo de galinha.
Essas características do gestor mudaram com a chegada da Era do conhecimento, onde o trabalho está se tornando mais mental, e os

Relacionados

  • As principais deficiências existentes na empresa super amália quanto ao processo de fidelização dos clientes
    20587 palavras | 83 páginas
  • manual de contabilidadee
    50854 palavras | 204 páginas