Gest O Do Conhecimento

Páginas: 20 (4786 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA





ANDERSON ROBERTO Z. ESPINOSA - 377044
JOSÉ PEREIRA REZENDE – 377612
JOSÉ ROBERTO MARTINS – 382711
SIMONE SILVA DE OLIVEIRA – 378853







GESTÃO DO CONHECIMENTO













CORGUINHO/MS
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA





ANDERSON ROBERTO Z. ESPINOSA - 377044
JOSÉ PEREIRA REZENDE – 377612JOSÉ ROBERTO MARTINS – 382711
SIMONE SILVA DE OLIVEIRA – 378853







GESTÃO DO CONHECIMENTO













CORGUINHO/MS
2012
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 03
1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 04
1.1 Criação do Conhecimento 08
1.2 Definição de Cluster 13
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS IBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO



Este trabalho foi elaborado, como exigência da disciplina Gestão do Conhecimento, para arealização da ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas). O mesmo foi organizado a partir das instruções dadas nas etapas da ATPS, abordando o conceito de Gestão do Conhecimento (GC), destacando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações. O mesmo tem como objetivo, definir gestão do conhecimento, suas principais características, bem como sua importância, analisar a velocidade dasmudanças nas organizações e os efeitos dessas mudanças sobre as mesmas e a seus colaboradores.
Focaremos neste, aspectos relevantes sobre a gestão do conhecimento que além de auxiliar a organização em seu desempenho nas ações estratégicas, também, auxilia o processo de inteligência competitiva organizacional auxiliando a geração de idéias, a tomada de decisão e a solução de problemas.
As empresasnos dias atuais buscam cada vez mais o conhecimento, estar sempre atualizada e de olho nos negócios é essencial, hoje o mercado não quer mais apenas um produto ou um serviço, ele busca por diferenciais, por novidades, por inovação, para isso tudo é preciso um vasto conhecimento, logo se percebe a necessidade das empresas em apostar na geração e gestão do conhecimento, assim é possível notar que oconhecimento vai definir a competitividade e o desenvolvimento desde o nível individual até o nível mundial.












1 CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO


A gestão do conhecimento (Knowledge Management) refere-se a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhação e utilização do conhecimento dentro das organizações, sendo fundamental para manter-se no mercado, fortalecer suascompetências e melhorar seu desempenho.
Com a globalização e o avanço tecnológico o conhecimento tornou-se um bem valioso e gerador de vantagem competitiva duradoura.
Antigamente as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a gestão do conhecimento é totalmente ao contrário, as empresas estão preocupadas em transformar as informações e distribuí-las a todos os interessados. Nessaetapa o conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que o detém é o foco das organizações bem sucedidas.
O principal benefício da gestão do conhecimento esta no aproveitamento do conhecimento existente na empresa. Aumentando assim a cada momento o valor da empresa, a cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores as pessoas e aempresa.
Muitas empresas utilizam a gestão do conhecimento de forma errada, adquirindo informações e materiais desnecessários para a tomada de decisões. Há empresas que junta toda quantidade possível de informação, porém não sabe geri – lá, o que os leva a perda de mercado ou de posição, pois quando mais precisam do conhecimento para a tomada de decisão, os gestores não conseguem utilizar a melhorinformação, diante da quantidade de lixo.
Por isso é importante lembrar a importância de saber gerir as informações para utilizar o conhecimento extraído delas, e armazenar somente o que for necessário, abolindo essa idéia que quanto mais informação maior o conhecimento.
O conhecimento esta presente nas organizações de duas maneiras: tácito e explicito. O conhecimento tácito esta ligado ao ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gest o do Conhecimento
  • Gest O Do Conhecimento
  • GEST O DO CONHECIMENTO
  • Gest O De Conhecimento
  • Gest O Do Conhecimento
  • gest o do conhecimento
  • Gest O Do Conhecimento
  • Gest o de Conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!