Gestão Pública

Páginas: 8 (1827 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SUPERIOR TÉCNICO EM GESTÃO PÚBLICA
Nome








Conceitos Centrais de Gestão Organizacional









Colatina
2014



Nome





Conceitos Centrais de Gestão Organizacional




Trabalho de Metodologia Científica ministrado pelo Profº. Sergio de Góes Barboza e Claudia Cardoso M. Napoli e apresentado á Universidade Norte do Paraná –UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de pontuação no curso de Superior de Tecnologia de Gestão Pública.





Colatina
2014





SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO............................................................................................................... 4


2 CONCEITOS CENTRAIS DE GESTÃORGANIZACIONAL......................................... 5


3CONCLUSÃO..................................................................................................................10


4 REFERENCIAS...............................................................................................................11










Conceitos Centrais de gestão Organizacional


Introdução


A estrutura organizacional tem a finalidade de atrair recursos,tomar decisões, organizar sistemas operativos, planejar atividades e relaciona-se entre outros com o objetivo de investir na melhoria do clima organizacional e aprimoramento dos recursos técnicos operacionais e maximização dos resultados na profissionalização e qualificação da mão de obra e na real rentabilidade econômica com a somatória dos resultados dos trabalhos realizados na áreaadministrativa do setor de finanças, recursos humanos, produção, marketing juntamente com treinamento e desenvolvimento de pessoas com plano de remuneração e benefícios agregado com ética, política nas empresas publicas e privadas.








A vida organizacional é fortemente caracterizada pela interação das pessoas que nela intervêm organizar é o processo de dispor um conjunto de recursos em umaestrutura que segue algum critério ou princípio de classificação. A estrutura, chamada estrutura organizacional trata-se de instrumentos minimamente formalizados, destinados a coordenar e a melhorar as operações de gestão do trabalho, dos produtos, processos e do pessoal através de procedimentos de soluções de problemas, sustentados numa nova forma de racionalidade de caráter processual.Paulo Nunes (2008) Apresenta a Estrutura Organizacional constitui o elo entre as orientações estratégicas da organização e a sua forma de atuação no mercado e pode ser definida como a forma como a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, a forma como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda a forma como são estabelecidas os sistemas decomunicação no interior das organizações.
Segundo Stephen Robbins (2001), entende a Estrutura Organizacional como as tarefas são normalmente divididas, agrupadas e coordenadas.
De acordo com Chiavenato (2012) “A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem”.Define como as tarefas são formalmente distribuídas agrupadas e coordenadas, cada empresa adota o melhor modelo para a sua organização segundo suas estratégias. A estrutura da organização influencia diretamente o desempenho, a gestão e os resultados da empresa, e o modelo deve ser escolhido de forma a garantir a melhor eficiência possível da empresa.
Com Chiavenato (2012) “Define como astarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas; cada empresa adota o melhor modelo para sua organização segundo suas estratégias”.
Entre os autores apresentados no texto o conceito considerado mais coerente para o assunto abordado é o de Chiavenato, pois a organização para as distribuições de tarefas a medida que as organizações vão criando objetivos decorrentes do seu processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao PÚblica
  • gestao publica
  • gestão publica
  • gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão publica
  • Gestao publica
  • Gestão Pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!