gestão de produção

Páginas: 9 (2081 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014


Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Avaliação a Distância (AD)


Unidade de aprendizagem: Gestão da Produção
Curso: Administração
Professor:
Nome do aluno:
Data: 05/05/2014

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O livro didático apresenta a definição de Gaither e Franzier (2001) para a administração da produção e operações (APO) como sendo "... a administração do sistema de produção de uma organização, que transforma os insumos nos produtos e serviços da organização". Já Davis, Aquilano e Chase (2001) concebem a administração daprodução sob duas perspectivas, a corporativa e a operacional. Segundo estes, a partir de uma perspectiva corporativa, "... a administração da produção pode ser definida como gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização" e "partir de uma perspectiva operacional, a administração da produção pode ser vista como um conjunto decomponentes, cuja função está concentrada na conversão de um número de insumos em algum resultado desejado".
A partir deste enunciado, faça a leitura do texto sobre a Ikea (www.ikea.com), e após isso faça uma dissertação com um mínimo de 10 e máximo 15 linhas sobre como você identifica a função produção na empresa, e como o seu projeto de produção difere das operações de varejo de móveis tradicionais.(3,5 pontos)
IKEA
A IKEA é um varejo de móveis com uma diferença. Com cerca de 100 lojas gigantes operando em cerca de 15 países, tem desenvolvido sua própria maneira especial de vender móveis que parece impressionar aos consumidores de todas as nacionalidades. Tipicamente, os clientes da IKEA passam entre uma hora e meia a duas horas na loja - bem mais do que nas lojas de móveis rivais. Umarazão importante para isso é a eficácia da forma como organiza suas lojas. Todas são iguais nos aspectos mais importantes, em todo o mundo. O design e a filosofia das operações de suas lojas reproduzem o negócio original iniciado ao Sul da Suécia por Ingvar Kampradt nos anos 50. Naquele tempo Kampradt foi bem-sucedido na venda de móveis através de catálogo. Em resposta aos pedidos dos consumidores paraque tornasse mais fácil a visualização de alguns de seus móveis, construiu um showroom em Estocolmo, não no centro da cidade onde o terreno era caro, mas em suas redondezas. Em vez de comprar displays caros ele, simplesmente organizou os móveis, mais ou menos, na disposição em que se encontrariam nos ambientes domésticos. Também em vez de transportar os móveis do depósito para o showroom, pediaque os consumidores os retirassem diretamente do armazém. Essa abordagem "anti-serviço", como foi descrita, é a base das lojas IKEA de hoje.
Todas as lojas atuais da IKEA são projetadas em torno do mesmo conceito de serviço: facilidade de localização, estacionamento, movimentação em seu interior e simplicidade para fazer o pedido e retirar os bens adquiridos. Na entrada de cada loja há grandesquadros de avisos que proclamam a filosofia da IKEA e orientam os consumidores ainda não acostumados com a loja. Catálogos também estão disponíveis. Há área de lazer para crianças, sala para cuidados com o bebê e banheiros. Os pais podem deixar seus filhos na área de lazer supervisionada por um limitado período de tempo. Algumas partes do showroom mostram quartos montados, enquanto outras exibem,por exemplo, todas as camas reunidas, permitindo que os consumidores façam comparações. A filosofia da IKEA e deixar os consumidores à vontade para pensar. Se um consumidor desejar orientação há funcionários que podem ajudá-lo e orientá-lo, fornecendo régua, papel para esquemas e assim por diante. Cada móvel possui uma etiqueta indicando suas dimensões, preço, materiais usados, país de origem e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da Produção
  • Gestão da Produção
  • Gestão de produção
  • Gestao da produção
  • gestão de produção
  • Gestao da produçao
  • Gestão da produção
  • gestao de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!