Resenha do Filme o Leitor

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Nome: Elaine Bastos de Souza – 2ºB – Direito


RESENHA DO FILME “O LEITOR”



O filme conta a história de Michael e Hanna, ele um jovem estudante de classe média, ela uma mulher mais velha, analfabeta e de uma classe social muito inferior a dele.
Seus destinos irão se cruzar por duas vezes, sendo que em uma delas Michael tem a possibilidade de inocentá-la da acusação de ter sido amandante do assassinato de 300 mulheres judias, mas não o faz.
Michael ao sair da escola passa mal no caminho para sua casa é quando o destino põe Hanna pela primeira vez em seu caminho, ela percebendo que o jovem não está se sentido bem o ajuda e o acompanha até sua casa .
Após vários dias de isolamento e repouso, por ter contraído uma doença contagiosa, o jovem se recupera e procura Hanna paraagradecer a ajuda.
Michael não consegue para de pensar em Hanna e a procura novamente, e tem sua primeira relação sexual com ela. A partir deste dia eles iniciam um romance, mas Hanna sabendo que o jovem gosta muito de ler impõe uma regra: primeiro ele lê para ela depois fazem sexo. E assim o tempo vai passando, todos os dias ela vai trabalhar como cobradora no bonde e ele vai para escola,depois se encontram para ele ler uma história e depois fazem sexo.
Michael está apaixonado por Hanna e a moça a princípio só se interessa pelas histórias que ele lê e em troca lhe proporciona prazer, mas com o passar do tempo ela também se apaixona por ele.
Mas Hanna esconde um segredo é analfabeta e para ela o fato de não saber ler e escrever é motivo de muita vergonha.
Um dia seu encarregadolhe comunica que ela será promovida e irá trabalhar no escritório, Hanna fica desesperada pois irão descobrir que ela é analfabeta, então quando Michael chega na casa de Hanna descobre que a moça foi embora.
O rapaz fica inconformado pois acha que o motivo da fuga de Hanna é porque ela se cansou dele.
Após vários anos Michael agora um estudante de Direito vai ao tribunal assistir ao julgamentode mulheres acusadas de serem funcionárias de Hitler e descobre que uma das acusadas é seu grande amor do passado.
As outras acusadas afirmam que Hanna é a responsável pelas mortes e que elas apenas cumpriam suas ordens e dizem que quem fazia os relatórios sempre foi ela, porque as acusadas descobriram que Hanna era analfabeta e sabiam que ela nunca escreveu nada.
Quando uma sobreviventes daseu depoimentos ela diz que Hanna escolhia as meninas mais jovens e as faziam ler histórias para ela e depois as matava.
Hanna diz que que só cumpria ordens e que nunca fez relatório algum, quando o juiz pede para Hanna dar uma amostra de sua caligrafia ela se recusa e assume a culpa pelos assassinatos sozinha.
Neste momento Michael entende o porquê do interesse dela em que ele lhe contassetantas histórias, ela é analfabeta e também compreende porque Hanna pedia para que as meninas lessem para ela, pois era uma forma que ela encontrou para trazer um pouco de alegria para aquelas meninas que já estavam com o seu destino traçado, ao contrário das outras pessoas que entenderam sua atitude como uma forma de torturá-las, neste momento o rapaz tem a oportunidade de inocentá-la, mas secala em respeito aos sentimento de Hanna pois estaria revelando um segredo que para ela era mais importante que tudo.
Não acho que a atitude dele foi um ato de covardia e sim um sinal de respeito aos sentimentos dela, pois até que ponto temos o direito de interferir na vida de alguém?
Todas as acusadas são condenadas a penas leves, mas Hanna é condenada à prisão perpétua.
Michael agoraadulto é um advogado bem sucedido e carrega um grande peso em sua consciência que o torna um homem incapaz de demonstrar seus sentimentos inclusive para sua filha.
Um dia ele resolve gravar todas as histórias que leu para Hanna em fitas cassete e lhe envia junto com um gravador.
Hanna começa a receber constantemente as fitas e com elas aprende a ler e escrever sozinha pois ela pegava o livro na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme o leitor
  • Resenha do Filme "o Leitor"
  • Resenha do Filme "O Leitor"
  • RESENHA DO FILME "O LEITOR"
  • Resenha sobre o filme "O Leitor"
  • Resenha Do Filme O Leitor Leit
  • Resenha do filme o leitor
  • Resenha do filme o leitor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!