Geometria da arte

Páginas: 25 (6008 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
ARTE E GEOMETRIA



Denise Gesser Bugmann

Valéria Silva da Conceição
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais (ART - 5041) – Trabalho de Graduação
20/09/12






RESUMO


Esse trabalho irá abordar além da arte em sua trajetória através da história, também a possibilidade de buscar através da geometria exata, características artísticas. Será tratado doestilo cubista com as obras do artista Pablo Picasso, e do abstracionismo geométrico com o artista Piet Mondrian, que também participou da arte cubista. Tem por objetivo, mostrar a relação entre os mais variados estilos artísticos que podemos encontrar no mundo estando inseridos no mundo matemático. Nesse contexto, o enfoque está no papel fundamental que tem a arte na história da humanidade.Palavras-chave: Arte. Geometria. Estilos



1 INTRODUÇÃO


Durante a trajetória que a arte percorreu e ainda percorre, através dos fatos históricos, são inúmeros os períodos e estilos que optaram em trazer para a arte estudos científicos. No período do Renascimento ou até mesmo na Grécia antiga, os estudos de proporções humanas, necessitaram de subsídios científicos para culminar notrabalho da obra prima.

Na escola não é difícil perceber que o valor dado a disciplinas exatas, como a Matemática e a Física, recebe uma “importância diferenciada”, da disciplina de Arte que faz parte das linguagens. É importante frisar que a arte não teve durante muito tempo um espaço pedagógico que lhe atribuísse sua verdadeira importância e que muitas vezes os próprios educadores quetrabalhavam com a disciplina de arte, muitas vezes sem nenhuma qualificação, permitiram que delimitassem a ela uma posição inferior. Neste trabalho tendo abordar um pouco do que é trabalhado em arte em nossas escolas, mesclando ao trabalho do conhecimento técnico. É claro que sem perder a característica artística tão fundamental a disciplina.





2 CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE


Ninguémsabe como a arte surgiu, assim como desconhecemos também o início da linguagem. Podemos dizer que a arte significa o exercício de atividades, tais como, a edificação de templos e casas, a realização de pinturas e esculturas, nenhum povo no mundo existe sem arte. Mas, podemos também entender por arte, alguma espécie de belo artigo de luxo, algo que podemos nos deleitar em museus e exposições, ou umacoisa muito especial para usar como decoração dos ambientes de nossas casas.


No passado, a atitude em relação à pintura e à escultura eram em geral semelhantes. Não as consideravam meras obras de arte, mas objetos que tinham uma função definida. Seria insignificante a pessoa que ignorasse as finalidades para as quais elas foram construídas. É improvável, do mesmo modo que compreendemosa arte do passado se desconhecemos os propósitos a que tinha de servir.


Quanto mais nos aprofundamos na história da arte, mais definidas e também mais estranhas são as finalidades que se acreditavam serem definidas para a arte.


As novas descobertas feitas pelos artistas do século XV produziram um abalo emocional em todo o mundo. Os pintores também ficaram fascinados pelaideia de que a arte pudesse ser usada não só para contar a história sagrada de uma forma comovente, mas para refletir também um fragmento do mundo real.


Talvez o resultado mais imediato dessa grande revolução na arte, tenha sido os artistas começarem por toda parte a realizar experiências e a buscar novos e surpreendentes efeitos.


No final do século XV os horizontes dos artistasampliaram se através das descobertas que estavam voltadas para as matemáticas a fim de estudar as leis da perspectiva e para a anatomia, a fim de estudarem a construção do corpo humano, deixando de ser uma simples pessoa que se dedicava a qualquer arte mecânica. Por isso podemos dizer que:


A arte não tem necessidade de certezas; ela não tem de se preocupar em saber aonde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geometria e artes
  • Geometria na Arte
  • Arte no Brasil, da Abstração à Geometria
  • A GEOMETRIA NO ISLÃ E NA ARTE DE ESCHER
  • Arte e mediação cultural na aula de geometria
  • a geometria na arte marajoara- da revista nova escola
  • geometria
  • Geometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!