Geologia

Páginas: 5 (1154 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
"Geologia Ambiental é geologia aplicada abrangendo um amplo espectro de interações prováveis entre o Homem e o ambiente físico. Especificamente, é a aplicação da informação geológica para resolver conflitos, minimizando a possibilidade de degradação ambiental, ou maximizando a possibilidade de adequado uso do ambiente natural ou modificado".
TERMO DE GEOLOGIA AMBIENTAL:
* GeologiaAmbiental está englobada pelo tema Geologia Aplicada;
* Dentro da Geologia Aplicada existem dois ramos distintos: o ramo que estuda o aproveitamento sócio-econômico dos recursos naturais (Geologia Econômica) e o que trata do equilíbrio no uso dos referidos recursos (Geologia de Engenharia e Geologia Ambiental);
* A diferença entre a Geologia de Engenharia e a Ambiental está nas soluçõespredominantemente estruturais que a primeira fornece, através da análise de parâmetros geotécnicos, enquanto que na Geologia Ambiental o enfoque predominante é para soluções não estruturais, a partir da análise de parâmetros ambientais. Isso para a aplicação em obras de engenharia, conservação de recursos naturais, riscos geológicos, impactos ambientais, ocupação do solo, entre outras áreas que necessitamde estudos geológicos aplicados.
* No Brasil não é tarefa fácil diferenciar a atuação dos profissionais da Geologia de Engenharia e da Geologia Ambiental. Para melhor entendimento, podemos exemplificar da seguinte maneira: se indagarmos diferentes profissionais envolvidos em estudo de escorregamentos, não seria surpresa se alguns deles respondessem estar atuando no campo da Geologia deEngenharia, enquanto outros classificariam omesmo estudo no campo da Geologia Ambiental.
CONTEXTO DE GEOLOGIA AMBIENTAL
* Para entendermos como a Geologia Ambiental está inserida neste contexto, primeiramente precisamos conhecer os conceitos desses três ramos geológicos.
* A Geologia de Engenharia pode ser definida como "a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas de engenharia emeio ambiente, decorrentes da interação entre a Geologia e os trabalhos e atividades do homem, bem como à previsão e desenvolvimento de medidas preventivas ou reparadoras de acidentes geológicos" (IAEG, 1992 apud Ruiz & Guidicini, 1998).
* A Geologia Econômica é definida como "a geologia aplicada aos problemas econômicos, sendo o ramo que estuda as matérias-primas do reino mineral que o homemextrai para suas necessidades e comodidades" (Guerra, 1975).
* A Geologia Geral é o "estudo da composição, da estrutura e dos fenômenos genéticos formadores da crosta terrestre, assim como do conjunto geral de fenômenos que agem não somente sobre a superfície, como também em todo o interior do nosso planeta" (Leinz & Amaral, 1989).
* Portanto, a partir da análise desses conceitos a Geologia Ambientalapresenta uma relação bem estreita com a Geologia de Engenharia, sendo difícil delinear onde começa uma e termina a outra.
* Já com referência à Geologia Geral e Econômica, nota-se que esta relação não é tão estreita. A relação com a Geologia Geral se dá a partir do entendimento dos processos geológicos, sejam eles superficiais ou internos, entre eles podemos citar: escorregamentos, erosão,terremotos, etc. Na Geologia Econômica a relação érepresentada pela resolução de problemas ambientais decorrentes da exploração mineral.
* Além dos ramos geológicos citados acima, a Geologia Ambiental apresenta ligações com diversas áreas, tais como: Biologia, Ecologia, Direito, Geografia, Engenharias, Economia, Sociologia, Medicina, entre outras.

OBJETIVOS PRINCIPAIS
pode-se enumerar osobjetivos principais da Geologia Ambiental da seguinte forma: 
Reconhecer e caracterizar as feições e os processos que correspondem à contínua transformação do Planeta, considerando o Homem como um dos principais agentes dessa transformação;
 Realizar diagnósticos geológicos das relações de causa e efeito dos processos atuais, desencadeados no meio geológico pelas atividades humanas;
 Contribuir e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEOLOGIA
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • Geologia
  • geologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!