geografia do turismo

Páginas: 7 (1574 palavras) Publicado: 8 de julho de 2013
Geografia do turismo




Mapa-mundo





mapa da europa





Mapa de portugal



Localização relativa de Portugal

Portugal situa-se no Sudoeste da Europa e a Oeste da PIberica. Açores fica a Oeste de Portugal Continental e Madeira a Sudoeste de Portugal Continental.




Distritos de Portugal
Portugal está dividido em 18 distritos.



Cada distritoencontra-se subdividido em concelhos, e estes por sua vez em freguesias.

Outra divisão que foi introduzida em Portugal apos a sua adesão à UE foram os NUTS – que tinham fins estatisticos e melhoravam a aplicação dos fundos comunitários, dividindo-se em 3 niveis de agregação:

Nivel 1 - 3: Portugal, R.A dos Açores e Madeira

Nivel 2 – 7: Norte / Centro / Lisboa / Alentejo / Algarve / R.A. dosAçores e Madeira

Nivel 3: representa os agrupamentos de todos de todos os conselhos.
Ex: baixo vouga , baixo mondego, pinhal interior sul\norte Etc.

Existem tambem outras divisoes territoriais como: regiões agrárias, regiões turismo, delegações regionais (saúde, educação, industrial...)







Conselho de ovar
Ovar é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, regiãoCentro e sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 16 849 habitantes.
É sede de um município com 147,52 km² de área e 55 377 habitantes (2011), correspondendo a uma densidade populacional de 375 habitantes/km², estando subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Espinho, a nordeste pelo de Santa Maria da Feira, a leste pelo de Oliveira de Azeméis, a sul pelode Estarreja e pelo da Murtosa e a oeste pelo Oceano Atlântico, que banha perto de 15 km da sua costa, contribuindo para um clima ameno e praias agradáveis.

Latitude: 40
Longitude: -8





União Européia

Bandeira e emblemas
Bandeira europeia
A Bandeira da Europa tem doze estrelas douradas num círculo e um fundo azul.
O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros,estas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade, por isso a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE, o círculo de estrelas douradas representa a solidariedade, a unidade e a harmonia entre os povos da Europa.
Nalgumas culturas, o doze é um número simbólico que representa a plenitude, sendo também,evidentemente, o número dos meses do ano e o número de horas representadas num quadrante de relógio.
Esta bandeira da Europa, não o é só da União Europeia, mas também é um símbolo da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato.
A bandeira foi inicialmente adoptada pelo Conselho da Europa em 1955, nessa altura, a União Europeia existia apenas sob a forma da Comunidade Europeia do Carvão e doAço, com seis Estados-Membros, alguns anos antes tinha sido criado um outro organismo, o Conselho da Europa que reunia um número superior de membros e cuja a função consistia em defender os direitos do Homem e promover a cultura europeia.
O Conselho da Europa procurava um símbolo que o representasse e após alguma discussão, foi adoptada a bandeira que é agora também da União Europeia, um círculo dedoze estrelas douradas sobre fundo azul, de seguida, este, convidou as outras instituições europeias a adoptarem a mesma bandeira e, em 1983, o Parlamento Europeu seguiu o seu exemplo, por último, em 1985, os Chefes de Estado e de Governo, numa cimeira inter-governamental em Milão, adoptaram esta bandeira como emblema da União Europeia, que nessa altura era designada por Comunidades Europeias.Doze é um número especial nas várias culturas e tradições europeias, tais como:
12 signos do Zodíaco;
12 horas num relógio;
12 meses num ano;
12 apóstolos;
12 deuses olímpicos;
12 tábulas da Lei Romana;
12 Estrelas da Coroa de Maria.


Emblemas das diferentes Instituções
Após a decisão de 1985 e desde o início de 1986, todas as instituições europeias adoptaram a bandeira da União...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geografia e turismo
  • Geografia no Turismo
  • GEOGRAFIA DO TURISMO
  • Geografia e turismo
  • Geografia e turismo
  • Geografia do Turismo
  • geografia do turismo
  • Geografia do turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!