Geografia do Turismo

Páginas: 6 (1347 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Geografia do turismo
Introdução
O Planetário Municipal de Arapiraca e o Parque do Conhecimento situam-se no Lago da Perucaba, na cidade de Arapiraca, tal cidade localiza-se no Agreste de Alagoas as margens do Riacho Seco, a 140 km da capital do estado, Maceió. Arapiraca tem aproximadamente 220 mil habitantes. Ficou conhecida, nos anos 70, como a "Capital do Fumo" por ser um dos maioresprodutores de tabaco do país. De acordo com o IBGE, no ano de 2006, Arapiraca apresentou a terceira maior evolução com 18,27% do PIB do Nordeste. O setor de serviço abrange diversas atividades entre elas o turismo, porém tal atividade é pouco explorada pela a cidade. Desse modo o presente trabalho justifica-se mediante o propósito de apontar alternativas para que se possa desenvolver o turismo nomunicípio com ênfase no Lago da Perucaba (Antigo açude do governo).

Projeto turismo: Planetário Municipal de Arapiraca e o Parque do Conhecimento.
O Planetário Municipal de Arapiraca e o Parque do Conhecimento é a maior cúpula digital do Brasil juntamente com Cineteatro e o Brinca Ciência. Inaugurado em outubro de 2012, a iniciativa do poder público municipal foi elogiada pelo Diretor da Hiperlab eprofessor André Parreira: “fiquei encantado com os investimentos realizados neste município”. A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos; a diretora-acadêmica do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, Eliane Cavalcante; secretário municipal de Cultura, João José Marques; procurador dejustiça Geraldo Magela Pirauá; presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), professor Cláudio Olímpio; representantes dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Sindicatos dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), empresários, professores, estudantes e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.
A secretária de Educação, Ana ValériaPeixoto, agradeceu, primeiramente, ao prefeito Luciano Barbosa a oportunidade de fazer parte de sua equipe de governo.
“Me perdoem os outros gestores, mas este homem é o prefeito da Educação”, afirmou Ana Valéria, citando a implantação das dez escolas em tempo integral, as três Arapiraquinhas, que são as bibliotecas digitais de bairro.
“Agora, esse trabalho é coroado com a inauguração doPlanetário Municipal, o Cineteatro e o Brinca Ciência, um conjunto de espaços que fazem parte do terceiro Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral”, disse emocionada a secretária, destacando o apoio do prefeito e de todos os servidores, operários e a parceria das universidades. O público assistiu a uma queima de fogos às margens do Lago Perucaba, iluminando ainda mais o belo cartão-postal deArapiraca, depois a Sala de Observação do Planetário foi aberta para as primeiras 70 pessoas.
A Prefeitura de Arapiraca mostrou-se conectada às mudanças no sistema de ensino ao empregar alta tecnologia em favor da formação educacional e do entretenimento cultural de toda a população. Construído com recursos da municipalidade e localizado no Lago Perucaba, o espaço do conhecimento oferecerá a estudantes eao público uma experiência inédita em astronomia, através de um moderno sistema digital de observação celeste, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirante e moderno sistema digital de observação celeste, sala de observação com 70 lugares e área verde.
O espaço é o primeiro do gênero no país e o primeirotambém do Nordeste. No planetário também será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca.
A prefeitura está adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes da rede pública, bem como um local para o lazer e visitação de pessoas de todas as idades”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geografia e turismo
  • Geografia no Turismo
  • GEOGRAFIA DO TURISMO
  • Geografia e turismo
  • geografia do turismo
  • Geografia e turismo
  • geografia do turismo
  • Geografia do turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!