Genetecas

2479 palavras 10 páginas
Genetecas – Culturas de fagos ou de bactérias recombinados , com genes específicos em seu genoma – são verdadeiras “bibliotecas de genes” utilizadas por empresas de biotecnologia.

ENZIMAS:
De restrição – Pode cortar o DNA em pontos determinados (tesoura química)
Ligases– Une fragmentos de DNA, produz moléculas de DNA recombinado.
DNA polimerase – Produz fita complementar de DNA.

Vetores – Neles insere-se o DNA estranho, que poderá mais tarde, ser incorporado a outro organismo (vírus, incluindo fagos, bactérias).
Os plasmídios de bactérias são vetores muito importantes para a duplicação ou clonagem.
O plasmídio é o material genético circular não ligado ao cromossomo que fica espalhado pelo hialoplasma das bactérias. Ele sofre o mesmo processo do DNA cromossomal de transcrição e tradução, além de, se multiplicar a cada divisão celular, passando uma cópia para cada célula “filha”. O plasmídio é retirado das células bacterianas para que se possa inserir o gene de estudo, para depois recolocá-lo na bactéria.
Os organismos transgênicos
São organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie podendo transmiti-los à sua prole. Como exemplo, temos: genes humanos em bactérias, genes de outras espécies animais e vegetais também podem ser transmitidos para espécies diferentes das espécies doadoras destes.
A Escherichia coli, também chamada de E.coli, é uma bactéria que vive habitualmente dentro dos intestinos dos mamíferos.

Células-tronco são células com capacidade de se auto-replicarem, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.
Podendo se classificadas como "totipotentes", quando são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários.
"Pluripotentes ou multipotentes" que

Relacionados

  • Engenharia genética
    9474 palavras | 38 páginas