Genetecas

Páginas: 10 (2479 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Genetecas – Culturas de fagos ou de bactérias recombinados , com genes específicos em seu genoma –  são verdadeiras “bibliotecas de genes” utilizadas por empresas de biotecnologia.

ENZIMAS:                                                  
De restrição – Pode cortar o DNA em pontos determinados (tesoura química)                                      
Ligases– Une fragmentos de DNA, produzmoléculas de DNA recombinado.                                              
DNA polimerase – Produz fita complementar de DNA.

Vetores – Neles insere-se o DNA estranho, que poderá mais tarde, ser incorporado a outro organismo (vírus, incluindo fagos, bactérias).
Os plasmídios de bactérias são vetores muito importantes para a duplicação ou clonagem.
O plasmídio é o material genético circularnão ligado ao cromossomo que fica espalhado pelo hialoplasma das bactérias. Ele sofre o mesmo processo do DNA cromossomal de transcrição e tradução, além de, se multiplicar a cada divisão celular, passando uma cópia para cada célula “filha”.
 O plasmídio é retirado das células bacterianas para que se possa inserir o gene de estudo, para depois recolocá-lo na bactéria.
Os organismos transgênicosSão organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie podendo transmiti-los à sua prole. Como exemplo, temos: genes humanos em bactérias, genes de outras espécies animais e vegetais também podem ser transmitidos para espécies diferentes das espécies doadoras destes.
A Escherichia coli, também chamada de E.coli, é uma bactéria que vive habitualmente dentro dos intestinos dos mamíferos. Células-tronco são células com capacidade de se auto-replicarem, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.
Podendo se classificadas como "totipotentes", quando são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários.
"Pluripotentes ou multipotentes" quesão capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários.
"Oligotentes", que são aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos. 
E "unipotentes", aquelas células que se diferenciam em um único tecido. entendito!!!

São ditas células-tronco adultas e embrionárias quando são classificadas de acordo com sua naturaza;
As adultas extraídasdos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc.
Ja as embrionárias, só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, dado seu alto poder de diferenciação.

Existem 2 tipos de terapia com células-tronco.

Terapia com células-tronco heterólogo: 
Utiliza-se células-tronco de outro indivíduodiferente do paciente que receberá a aplicação de células tronco. Em alguns países com a china utiliza-se material embrionário e sangue do cordão umbilical de um doador compatível com o paciente receptor. Na terapia de células-tronco heterólogo existe a possibilidade de reação de incompatibilidade pois as células-tronco utilizadas não são do mesmo indivíduo.
Terapia com células-tronco autólogo:Utiliza-se as células-tronco do próprio indivíduo que receberá a terapia. Atualmente a medula óssea é a fonte mais conhecida e estudada de células tronco do adulto, apesar de pesquisas apontarem que existe células-tronco em outros tecidos como a gordura e o próprio sangue periférico. Na terapia com células-tronco autólogo não existe a possibilidade de reação de incompatibilidade pois ascélulas-tronco utilizadas são do mesmo indivíduo.
*Dentro do genomahumano está toda a informação que permite construir e fazer funcionar umorganismo e o facto de ele ser decifrado pode possibilitar o conhecimento dacausa de muitas doenças, para assim poderem ser evitadas ou combatidas.

















 
Quatro tipos de comunicação
 A comunicação é um processo pelo qual a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!