desafio profissional de enfermagem

Páginas: 14 (3263 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL
PÓLO JUAZEIRO
CURSO: ENFERMAGEM




ALINNE GONÇALVES DE SOUZA RA-8948188977
ANA PAULA DA C. FREIRE TORRES RA-8520883151
DANIQUELIA DO NASCIMENTO DIAS RA-8745176186
ISIS ALVES MARQUES RA-8559935014
LINIANA ALVES DOS SANTOS RA-8524863785
SANDRA MARIA DA SILVA SANTOS RA-8764995361


DESAFIO PROFISSIONAL






JUAZEIRO-BA
2014


ALINNE GONÇALVES DESOUZA RA-8948188977
ANA PAULA DA C. FREIRE TORRES RA-8520883151
DANIQUELIA DO NASCIMENTO DIAS RA-8745176186
ISIS ALVES MARQUES RA-8559935014
LINIANA ALVES DOS SANTOS RA-8524863785
SANDRA MARIA DA SILVA SANTOS RA-8764995361








DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Enfermagem da UniversidadeAnhanguera Educacional, como requisito avaliativo nas disciplinas: História e exercício profissional na enfermagem, humanização na assistência e ciência e tecnologia em saúde.
TUTOR EAD: KELLY APPEL


JUAZEIRO
2014

AGRADECIMENTO
Queremos inicialmente parabenizar pela escolha deste desafio, pela oportunidade do tema central que houveram por bem escolher, A humanização dos profissionais é deextrema importância para um bom atendimento, pois não só o fato da falta de recursos, escassez de leitos e má distribuição de serviços são apontadas pelos usuários como falhos nas redes hospitalares, mas se acrescentam a desumanização consciente ou inconsciente do atendimento. A máquina produtiva dos nossos serviços de saúde incentiva ultimamente para cobrir uma deficiência quantitativa, estápraticamente expelindo como se fora simples produtos ou subproduto aquilo que constitui sua própria razão de ser: o paciente.
Percebe-se que uma série de sentimentos confusos e dolorosos pode acompanhar o indivíduo a partir do aparecimento da doença a ser agravada com a internação hospitalar. Podendo despertar condição de dependência que pode ser percebida pelo paciente como agressão, pois se encontrasobre o domínio de uma estrutura hospitalar sob o poder dos profissionais de saúde que impõe normas, condutas e horários tirando a capacidade de decisão do próprio paciente não levando em consideração os seus hábitos individuais de vida.











SUMÁRIO

INTRODUÇÃO X OBJETIVIDADE............................................................................05JUSTIFICATIVA.........................................................................................................08
DESAFIO PROFISSIONAL.......................................................................................09
CONCLUSÃO............................................................................................................13
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14





INTRODUÇÃO X OBJETIVIDADE

Sabe-se que o hospital é uma instituição Marcada pela luta entre a vida e a morte. O indivíduo quando internado tem em sua história pessoal uma mudança de seu cotidiano, logo ocorre uma série de problemas na sua autonomia e curso normal de sua vida. Muitos fatores contribuem para que o paciente sinta desconforto e sensação deabandono. A situação de estar internado é totalmente nova e desconhecida para o indivíduo provocando fantasias e temores.
Muitos pacientes relatam que a vivência da primeira internação é angustiante, pois nunca se deixaram “ficar doentes” e não aceitam manterem-se deitados numa cama de hospital á espera do desconhecido. Pacientes tendem a dificultar os momentos de internação pelo fato deafastamento dos familiares. O estar sozinho dentro do hospital gera um grande pavor.
O paciente como indica o próprio nome, é o ser humano enfermo que nos procura para colocar-se pacientemente, sob nossos cuidados ou tratamento. Porém, a incapacidade, seja ela física ou mental, representa limites de ação e de expressão pessoal. A relação do doente com a doença não se estabelece de uma forma fixa, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafio Profissional Humanização no atendimento de enfermagem
  • ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE HOSPITALAR
  • Profissional de enfermagem
  • Desafio profissional
  • desafio profissional
  • Desafio profissional
  • desafio profissional
  • Desafio Profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!