engenheira

Páginas: 7 (1641 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Química aplicada
A classificação periódica
Professor: Rui Kleber do Vale
Nome: Marcela Rocha
Curso: Técnico em edificações
Turma: 2013.1
Turno: Noite



Os precursores da classificação periódica

As primeiras tentativas de classificação sistemática dos elementos apareceram pouco depois da formulação da teoria de Dalton, quando começaram a serem conhecidas as primeiras massasatômicas.
Em 1817, Dobereiner distribuiu os elementos em grupos de três, com massas atômicas crescentes, de modo que a massa do elemento central seria, aproximadamente, a média aritmética das dos termos extremos. Essa distribuição ficou conhecida como a “Tríadas de Dobereiner”. A partir desta, surgiu a ideia de que as propriedades dos elementos estariam ligadas às massas atômicas.
Em 1859, Dumasdesenvolveu a ideia de Dobereiner e reconheceu a existência das “famílias” com um numero maior de membros, cujas massas atômicas apresentavam correlações.
Em 1862, Chancourtois, partindo da ideia de que as propriedades químicas estão relacionadas com as massas atômicas, apresentou um trabalho no qual os elementos eram ordenados segundo suas massas atômicas crescentes e estavam distribuídos ao longo deum hélice, por ele chamada de “Telúrica”.
Em 1864, Newlands, organizou uma tabela em que dispunha de alguns elementos então conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas e chamou a atenção para o fato de o oitavo elemento, a partir de um primeiro qualquer, ser um espécie de repetição à semelhança do que ocorre na escala musical, em que a oitava nota lembra a primeira, essa distribuiçãoficou conhecida como “Lei das Oitavas de Newlands”.
Cerca de cinco anos após sua exposição, as ideias de Newlands foram confirmadas pelos trabalhos de dois químicos que, embora pesquisando independentemente um do outro, chegaram quase simultaneamente ao mesmo resultado: A Tabela Periódica dos Elementos. Foram eles Julius Meyer e Dmitri Mendeléiev. Este elaborou uma lei que rege a construção databela, a “Lei Periódica dos Elementos” que diz:
“As propriedades das substâncias simples, como também os tipos e as propriedades dos compostos que originam, são função periódica das massas atômicas dos correspondentes elementos químicos”.
Na verdade, esse enunciado traduz apenas com alguma aproximação a lei periódica, uma vez que o periodismo das propriedades é, a rigor, mais pronunciado quandoexpresso em função dos números atômicos e não propriamente em função das massas atômicas.
Segundo essa proposição, no conjunto dos elementos ordenados segundo suas massas atômicas crescentes ou, mais precisamente, segundo seus números atômicos crescentes, existem períodos ao longo dos quais uma dada propriedade varia até adquirir um valor comum à do elemento que se encontra no inicio do período.São propriedades periódicas a energia de ionização, o volume e o raio atômico, o raio iônico, as temperaturas de fusão e de ebulição, a eletronegatividade, a mobilidade iônica, o calor de formação de certos compostos, a dureza, a condutividade elétrica e térmica, etc. Essas propriedades estão intimamente correlacionadas à configuração eletrônica dos átomos.


Classificação atual
Em 1985, aIUPAC propôs que as famílias ou grupos de elementos da tabela periódica( colunas verticais) fossem enumerados de 1 a 18, da esquerda para a direita. Esses números expressam o total de elétrons que os átomos dos elementos de cada família possuem nos seus subníveis mais externos e mais energéticos, ou seja, estão baseados na configuração eletrônica dos elementos.

A tabela periódica desenvolvidaObs: A adoção da tabela sob forma longa ou desenvolvida é particularmente interessante quando se tem em vista correlacionar as propriedades dos elementos com a estrutura de seus átomos.
Alguns elementos que figuram em cada um dos períodos longos( quarto e quinto) e muito longos( sexto e sétimo) têm algumas propriedades peculiares que os tornam conhecidos como “elementos de transição”; sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenheira
  • Engenheira
  • Engenheira
  • engenheira
  • Engenheira
  • engenheira
  • Engenheira
  • Engenheira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!