peper bibliologia

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O IMPACTO DA BÍBLIA NA HISTÓRIA HUMANA

Wagner Trevisol
Instituto Teológico Quadrangular – Itajaí
Curso Livre em Teologia – Bibliologia
27/03/2014

RESUMO

Este paper tem por objetivo descrever o impacto da Bíblia na historia da humanidade. A Bíblia tem desempenhado e continua a desempenhar um papel notável na história da civilização. Muitos idiomas têm sido reproduzidos à formaescrita pela primeira vez, a fim de que a Bíblia, em sua totalidade ou parcialmente, possa ser traduzida em linguagem escrita. E isso é apenas uma amostra pequena da missão civilizadora da Bíblia no mundo. Essa missão civilizadora é o efeito direto da mensagem central da Bíblia: Jesus Cristo.

Palavras-chave: Bíblia – História – Vida Cristã.


1 INTRODUÇÃO

Falar sobre a importância da Bíbliapara o cristão é dissertar sobre o óbvio. É fazer um discurso incoerente, pois é dever de todo cristão não somente estudar a Bíblia, mas, acima de tudo, amá-la. Os fatos históricos demonstram que os relatos e os ensinos bíblicos são de origem divina. A Bíblia contém uma revelação divina. Não se trata de uma fé cega, calcada no subjetivismo. Trata-se de uma fé objetiva que pode ser analisada eexplicada.
“Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia, este termo vem do grego biblos, por causa da cidade Fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usado para fazer livros. Com o tempo a palavra biblos passou a significar “livro”, Bíblia é a forma plural, portanto ela é uma coleção de livros.
A Bíblia é um livro com autoridade, respeitado amplamente com as palavrasde Deus para a humanidade, e também conhecida pelas três religiões dominante da Terra: O Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. Mas entende-la para muitos é complicado, pois como mencionado anteriormente não trata-se apenas de uma obra literária, Ela tem um teor que a difere de outros livros, mas em meio a toda esta complexidade e mistérios, sabemos que por meio da fé em Cristo Jesus, Deus nosdeixou como manual da conduta para que mantivéssemos a comunicação e o relacionamento com Ele através de sua palavra Sagrada, e de tal modo sabendo Deus na sua onisciência, o impacto que ela causaria na humanidade, trazendo a transformação para aqueles que estão despostos a obedece-la e aceita-la como bussola que nos conduz ao caminho da salvação.

2 A SINGULARIDADE DA PALAVRA DE DEUS

ABíblia é única. Não existe livro no mundo como ela. Ela cobre um período de 1.600 anos (de 1500 a.C. até 100 d.C.) e foi escrita por 40 homens diferentes de todas as condições de vida. Alguns eram reis, sacerdotes e profetas; outros eram simples pescadores e agricultores. Alguns possuíam alto grau de educação formal, como Moisés e o apóstolo Paulo; outros não tinham nenhuma educação formal.
Mais de3.000 vezes, esses homens afirmaram que o que escreviam vinha diretamente de Deus (Moisés: Êx 17.14; Êx 24.4; Êx 34.27; Paulo: 1Co 14.37; Pedro: 2Pe 1.16-21; João 1Jo 4.6). Tão completamente impossíveis quanto possam parecer estes fatos, os registros falam por si mesmos.
Jesus declarou que o Antigo Testamento é a Palavra de Deus (Mt 5.17-18; Mt 24.15; Lc 24.44; Jo 10.35). Ele confirmou as autoriasde Moisés, do rei Davi, e dos profetas Isaías e Daniel. Ele validou a verdade de eventos históricos, tais como a criação de Adão e Eva por Deus, Noé e o Dilúvio universal, a destruição de Sodoma e Gomorra, e Jonas sendo engolido por um grande peixe.
Quando tentado pelo Diabo, Ele não respondeu com Suas próprias palavras de sabedoria, mas contrapôs cada tentação com um “Está escrito”, seguido porcitações das Escrituras hebraicas (Mt 4.4,7,10).
Em Lucas 4.25-27, Jesus confirmou os milagres divinos registrados na Bíblia hebraica e, relativamente à revelação do Antigo Testamento, Ele afirmou: “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mt 5.18). Em outras palavras, Jesus afirmou a inspiração, a infalibilidade e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Peper
  • Bibliologia
  • Bibliologia
  • Bibliologia
  • Bibliologia
  • bibliologia
  • BIBLIOLOGIA
  • Bibliologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!