Garvidez na adolescencia

3494 palavras 14 páginas
I ÁREA TEMÁTICA
Gravidez na adolescência
II LINHA DE PESQUISA
Adolescente e Família.
III NOME DAS ALUNAS
Marisa Moetê Ribeiro Rodrigues
Rita de Cássia Cunha dos Santos
Sheyla Soares da Silva
IV NOME DA ORIENTADORA
Prof. Dra. Andréa Mello Pontes.
V TÍTULO
O impacto da gravidez na adolescência nas relações familiares no município de Benevides.
VI JUSTIFICATIVA
Silva (2009) afirma que a gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de vinte anos de idade, estas meninas que não são mais crianças, nem adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães.
É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição, elas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez.
O autor explica que estas transformações corporais são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes, por isso é muito importante a aceitação e apoio quanto as mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais. Segundo Silva (2009) a escola muitas vezes não dispõe de estrutura adequada para acolher uma adolescente grávida, o resultado é que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo consequências gravíssimas para o seu futuro profissional. Os riscos de complicações para a mãe e a criança são consideráveis quando o atendimento médico pré-natal é insatisfatório, isto porque, normalmente a adolescente costuma esconder a gravidez até a fase mais adiantada, impedindo uma assistência pré-natal desde o inicio da gestação.
Silva (2009) diz que é muito comum também o uso de bebidas alcoólicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas, existe também a

Relacionados

  • garvidez na adolescencia
    906 palavras | 4 páginas
  • HIGIENE E PROFILAXIA
    14100 palavras | 57 páginas