garagem ou garage

Páginas: 5 (1220 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A importância do contexto
Você é muito mais influenciado pelo que está a sua volta do que gostaria de acreditar
Paola Deodoro, especial para o iG | 13/03/2012 08:00
O ambiente em que estamos influencia quem somos: no 'happy hour' temos reações diferentes daquelas que teríamos em um almoço com os avós
Leia mais:
Confiar na intuição ajuda a prever o futuro
A síndrome da boazinha
Etiquetapara dividir a casa
Hoje, aceita-se que exercícios de introspecção são a chave para alcançar o auto-conhecimento. Basta o indivíduo debruçar-se sobre si mesmo e sobre sua história familiar para compreender a imensa maioria das razões que o levam a agir e sua forma de estar no mundo.
De repente, chega um professor norte-americano que nos lembra que existe uma dimensão social por trás de cada açãohumana e que as situações importam. E muito.
No livro “Situations Matter” (“Situações fazem diferença”, numa tradução livre porque o livro ainda não foi publicado em português), Sam Sommers apresenta a ideia de que para entender verdadeiramente a natureza humana precisamos apreciar a força do contexto e tudo o que ele pode nos revelar sobre nós mesmos.
E quase entra em rota de colisão contra aintrospecção.
Em um longo bate-papo por telefone, Sommers defende essa ‘importância do contexto’:
“A introspecção e o olhar interno seriam as maneiras mais fáceis de alguém conhecer-se a si mesmo. Meu argumento é que a introspecção tem diversas limitações quando se trata de obter uma leitura acurada e relevante sobre porquê fazemos o que fazemos ou nos sentimos como sentimos. Ela pode ser útil,mas é um erro pensar que é a única maneira de obter informações sobre você mesmo. Nós aprendemos quem somos quando nos comparamos às outras pessoas”.
Entre os tantos casos e exemplos que o doutor em psicologia social e professor-associado da Tufts University, apresenta no livro, talvez o que melhor resuma esse ponto de vista seja um relato sobre o avô de sua mulher que, diante da pergunta “Comovocê está está?”, sempre costumava responder “Comparado a quê?”. 
Para Sam Sommers, a confiança de que se pode prever o comportamento alheio com base em poucas evidências é falsa
Laeia também:
Os 7 mandamentos da tolerância religiosa
SOS separação
Cause uma boa impressão em 5 minutos
Leia aqui por que a familiaridade é um ingrediente essencial para a atração
Aprenda a exercitar a atenção paranão perder detalhes do contexto

Hoje, quando muitas vezes a convivência virtual substitui o contato pessoal, é preciso exercitar a atenção para conseguir entender o contexto do mundo real. “Para prevenir o amortecimento da atenção, evite o fênomeno de massa chamado e-mail, evite o contato cibernético, saiba os nomes das pessoas com quem convive”.
Por outro lado, esse universo paralelo eglamourizado das redes sociais reproduz o mundo do lado de cá. “Nossa realidade social é subjetiva. A realidade está nos olhos do espectador. Então, quando alguém está passando o tempo no que chamamos de realidade virtual, aquilo é muito real para ele naquele momento, dentro daquele contexto”. 
WYSIWYG: você só vê aquilo que você conseguir enxergar ou como ampliar o olhar para ser um melhor observador docontexto.

What you see is what you get. Ou WYSIWYG. Pronuncie ‘wizzywig’. Ou seja, o que você vê é o que você obtém. O termo, usado por programadores de computador se refere a um programa que permite visualizar o resultado final do trabalho ainda durante o processo de criação. Na vida social, exemplifica o que acontece quando presumimos o comportamento geral de outra pessoa observando suascaracterísticas gerais e o contexto no qual ela está inserida.
‘Wizzywig’ é o ‘mantra’ de Sommers. Se aquilo que você vê é só aquilo que você consegue enxergar, então quanto mais estreita e limitada for sua visão, mais imprecisas e passíveis de erros serão suas reflexões ou a análise que você fizer de determinada pessoa ou situação. 
Como você é levado a acreditar em tudo que as celebridades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FESTA DA GARAGEM
  • Edifício garagem
  • Construção de garagens
  • Garage band
  • Edificio garagem
  • contrato de garagem
  • vagas de garagem
  • Garagem vertical

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!