Gênero e sexualidade na educação infantil.

Páginas: 6 (1454 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
ESCOLA DE EDUCAÇÃO


Gênero e sexualidade na educação infantil.

Introdução:
Muito tem sido feito na busca de uma escola e uma educação de qualidade que contemple todas as especificidades dessa etapa da vida da criança. Os pesquisadores voltados para a educação infantil, atualmente acreditam que o diálogo é fundamental no processo de construção de saberes. O saber “ouvir” a criança nosseus desejos e necessidades é fundamental para o seu desenvolvimento pleno.
Atualmente o aprendizado das ciências no ensino fundamental é dificultado devido à falta de integração entre as várias disciplinas existentes no currículo escolar, além da falta de interação do próprio conteúdo ministrado.  Essa integração depende de vários fatores tais como: a natureza da própria disciplina, ascaracterísticas dos alunos, a formação do professor  e até mesmo das condições físicas onde ocorra o processo ensino aprendizado. Além disso, ocorre a fragmentação dos conteúdos sem uma interligação bem definida.
O ensino de Ciências deve partir  do conhecimento cotidiano. E  vivenciando este cotidiano o aluno se sente motivado a aprender o conteúdo científico, porque faz parte de sua cultura, dodesenvolvimento tecnológico e no modo de pensar de todos.
Salientando a importância desta relação dialógica, Marisol Barenco de Mello afirma que, O ponto de partida do trabalho com crianças deve ser seu repertório natural de ações em seu meio e contexto (2009.p.87).
O diálogo vem caminhando paralelamente com novas oportunidades nas práticas de aprendizagem da educação infantil. O respeitoaos saberes prévios de cada criança e a importância do brincar, são prioridades para um desenvolvimento de qualidade na infância.
Segundo Altino José Martins Filho:
Sempre nos deparamos com a necessidade de prescrever formas, modelos e técnicas, enfatizando o como fazer para as crianças e nunca o como fazer com as crianças ou ainda o como fazer das crianças (p.8).

Desta forma nos remetemosà reflexão de que muitas vezes são apresentadas às crianças propostas inovadoras com variadas informações, mas que estas não respeitam as singularidades de cada uma delas. Segundo o artigo 9º do Parecer do Conselho Nacional de Educação de 2009 onde diz: “As crianças precisam brincar em pátios, quintais, praças, bosques, jardins, praias, e viver experiências de semear, plantar e colher os frutosda terra, permitindo a construção de uma relação de identidade, reverência e respeito para com a natureza”. É importante estar atento às especificidades de cada criança para que as atividades apresentadas tenham significados para elas.
Precisamos pensar que os espaços escolares e de aprendizado são variados, podendo mesmo acontecer fora da sala de aula. Isso nos provoca de forma a trabalhar alémdo ambiente da sala de aula, permitindo outro olhar para desenvolver atividades pedagógicas.
A escola de educação infantil precisa ser mais do que um espaço de cuidado e de distração onde as crianças ficam seguras enquanto seus pais trabalham. Deve ser um espaço de estimulo, educativo, seguro, e de afetividade, com professores preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso ecotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança. A relação educação / infância deve ser um processo, na qual a educação por métodos, didáticas e técnicas eficazes, faça com que a criança desenvolva novos conhecimentos, relações sociais e sua autonomia.

Atividade:
A atividade tem como objetivodesenvolver o conhecimento sobre sexualidade e gênero, descobrindo como surgem e nascem os bebês, diferença entre menina e menino, ressaltando a equidade de ambos os sexos tanto no contexto cultural e social. As atividades devem ser desenvolvidas através da recreação, ou seja, com utilização do universo lúdico. A brincadeira livre que esteja sendo realizada de forma a desenvolver e estimular a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Gênero, sexualidade e educação”
  • Gênero, sexualidade e educação
  • Sexualidade educação infantil
  • sexualidade na educação infantil
  • Sexualidade na educação infantil
  • Sexualidade na educação infantil
  • sexualidade na educação infantil
  • Sexualidade na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!