Fungos

Páginas: 3 (568 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014

FUNGOS

Os fungos são seres eucariontes aclorofilados e existem espécies unicelulares e pluricelulares. Como não possuem clorofila não realizam a fotossíntese e, portanto, precisamretirar os nutrientes do meio onde vivem, sendo, então, heterotróficos.
Esses organismos são de fundamental importância para o equilíbrio da natureza, pois, junto com as bactérias,desempenham o papel de decompositores. A decomposição permite que restos de animais e vegetais (matéria orgânica) sejam transformados, propiciando a reciclagem de nutrientes.

ESTRUTURA

Os fungosmulticelulares são constituídos por uma rede de filamentos ramificados chamados hifas. Estas contêm citoplasma e núcleos e podem apresentar diferentes formas. As hifas iniciam-se como formaçõestubulares que, a partir de esporos, se ramificam continuamente formando uma rede mais ou menos densa de filamentos, o micélio.
Em muitos fungos as hifas possuem septos que delimitam compartimentoscorrespondentes a células. O aspecto filamentoso do micélio confere-lhe uma grande superfície, através da qual se realiza a absorção de nutrientes. Esta rede de filamentos estende-se rapidamente em todas asdireções através da fonte de alimento. Por vezes as hifas organizam-se formando corpos compactos como, por exemplo, nos cogumelos.

NUTRIÇÃO E RESPIRAÇÃO

Os fungos são heterotróficos,sendo sapróbios, que se alimentam de restos orgânicos, ou parasitas de vegetais e animais. Para se nutrir, os fungos liberam enzimas digestivas sobre a matéria orgânica e em seguida absorvem osnutrientes provenientes da digestão extracorpórea.
A maioria dos fungos possui respiração aeróbia, porém há as leveduras fermentadoras anaeróbias facultativas.


CLASSIFICAÇÃO

ASCOMICETOSSão fungos com hifas septadas e possuem o asco, estrutura em forma de saco onde são produzidos os ascósporos, ou seja, esporos sexuados. A reprodução sexuada ocorre quando hifas se fundem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fungos
  • Fungos
  • Fungos
  • FUNGOS
  • Os fungos
  • Fungos
  • Fungos
  • Fungo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!