Fungos
À primeira vista, parece que todo o fungo é macroscópico. Existem, porém, fungos microscópicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.
FUNGOS PLURICELULARES Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos.Seu corpo é constituído por dois componentes:
Corpo de frutificação:
É responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos.
Micélio:
É constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.
Na maioria dos fungos, a parede celular é complexa e constituída de quitina, a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes.O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio, do mesmo modo que acontece com os animais.TIPOS DE HIFASDependendo do grupo de fungos, as hifas podem apresentar diferentes tipos de organização.Nas hifas cenocíticas, presentes em fungos simples, o fio é contínuo e o citoplasma contém numerosos núcleos nele inserido. | | |
Fungos mais complexos possuem hifas septadas, isto é, há paredes divisórias (septos) que separam o filamento internamente em segmentos mais ou menos parecidos. Em cada septo há poros que permitem o livre trânsito de material citoplasmático de um compartimento a outro.
Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra. Nos fungos, os núcleos são haplóides.
REPRODUÇÃO NOS FUNGOS Reprodução Assexuada: Fragmentação: É a maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente; onde, um micélio se fragmenta originando novos micélios.Brotamento ou gemulação: É a forma como as leveduras (por ex. Saccharomyces cerevisae) se reproduzem. Os brotos (gêmulas) normalmente se