FUNGOS
CURSO
NOME DO ALUNO
FUNGOS
DATA E LOCAL.
NOME DO ALUNO
FUNGOS
APRESENTAÇÃO CONTENDO NOME DO PROFESSOR
DATA E LOCAL
Índice
Introdução 4
O que são Fungos? 5
A Importância dos fungos 5
Reprodução 6
Doenças Causadas 8
Características 12
Conclusão 15
Bibliografia 16
Anexos 17
Introdução
Os fungos fazem parte do reino Fungi, que conta com organismos encontrados em ambientes terrestres. Entre os principais exemplos de fungos temos as leveduras, o mofo, os bolores e os cogumelos.
Os fungos são organismos heterótrofos, que não produzem o próprio alimento, e que dependem da ingestão de matéria orgânica para sobreviver. Eles também são eucarióticos, pois apresentam um só núcleo celular. Com relação à reprodução, os fungos podem ser assexuados, quando se reproduzem por brotamento, fragmentação ou produção de esporos; e sexuados, com a reprodução entre indivíduos de sexos distintos.
Os fungos são estruturas simples que podem ser encontradas com características nocivas à saúde humana e também com características de alimento e medicação para o homem.
O que são Fungos?
Os fungos são seres vivos ao mesmo tempo muito comuns, e desconhecidos.
São fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem de matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos no mundo inteiro, como o álcool etílico, queijos e pães.
Possuem características comportamentais, de alimentação e de reprodução completamente únicos entre os seres vivos.
Os fungos são os representantes do Reino Fungi, e constituem um grupo com aproximadamente 200.000 espécies, que sobrevivem nos mais diversos ambientes do planeta. O que pode ser mais freqüentemente encontrado em nosso dia-a-dia é a chamada levedura, ou Saccharomyces cerevisiae.
Mesmo não muito conhecido pela população em geral, ele é essencial na produção de pão, álcool, cerveja, cachaça e combustível, devido à fermentação que realiza.