Fungo

Páginas: 4 (856 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Fungo
Os fungos são organismos eucariotas (constituídos por células 1dotadas de núcleo), microscópios ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Incluem as leveduras, os bolores e osmofos, bem como os cogumelos. Constituem um reino de seres separados das plantas, animais e bactérias.

Célula
Os fungos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede,chamada de micélio. Este, se extende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes 

A divisão das hifas em células é incompleta, caso em que elas são chamadas de septadas e as barreirasdivisórias são chamadas septos, ou ausente, caso em que elas são chamadas asseptadas ou cenocíticas. Os Fungos geralmente possuem paredes celulares feitas com quitina e outros materiais. As hifas podem sermodificadas para produzir estruturas celulares altamente especializadas. Por exemplo, fungos que parasitam plantas possuem haustórios que perfuram as células da planta e digerem as substâncias no seuinterior; alguns fungos que vivem no interior do solo capturam vermes e outros pequenos animais. 
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS FUNGOS
Alguns fungos, como as leveduras, por exemplo, são unicelulares. Amaioria, no entanto é multicelular, constituída por filamentos microscópicos e ramificados, denominados hifas. O conjunto de hifas forma o micélio.

Hifas e micélios
Um fungo filamentoso se origina deum esporo, que se alonga enquanto o núcleo se multiplica por mitoses. Assim surge a primeira hifa, que cresce e se ramifica, dando origem ao micélio.
A hifa é um tubo microscópico que pode ou nãoapresentar paredes transversais (septos), delimitando células. Muitos fungos têm hifas não-septadas, preenchidas por uma massa citoplasmática que contém centenas de núcleos, denominadas hifas cenocíticas(do grego koinos, comum, e kitos, célula), para ressaltar o fato de que compartilham um citoplasma comum. No caso das hifas septadas, elas podem apresentar um ou dois núcleos por célula.

A parede...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fungos
  • Fungos
  • Fungos
  • FUNGOS
  • Os fungos
  • Fungos
  • Fungos
  • Fungo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!