FUNDAMENTOS DAS POL TICAS SOCIAIS nubia 2014444444

Páginas: 7 (1609 palavras) Publicado: 25 de abril de 2015
ETAPA 1
Com fundamento nos textos recomendados, e em certos artigos que se encontram disponíveis na internet, pode-se analisar que existem diversos usos para a palavra Política. Alguns consideram a política uma atividade própria de determinadas pessoas incumbidas de realizá-la, os políticos, e outros analisam a política um negócio e mesmo uma obrigação de todos. Geralmente usa-se a palavrapolítica para expressar uma atividade exclusiva, na maioria das vezes o governo, desempenhada por certo tipo de profissional, ou seja, o político, ou para constituir uma ação coletiva.
Segundo Custódio e Souza (2009) a política social é uma política, adequada das concepções econômico-sociais capitalistas atuais, de ação e influência sobre as precisões sociais fundamentais das pessoas não satisfeitaspela maneira capitalista de produção. É uma política de intervenção em meio as necessidades de valorização e unificação do capital e as obrigações de sustentação da força de trabalho disponível para o mesmo.
Sendo assim, de acordo com Lima (2012) a política conduz o Estado na procura, do atendimento a precisões sociais fundamentais da população, seja por meio de garantias e ações referentes àassistência social, saúde, educação, segurança etc., avalia-se então que está estabelecida a política social. Neste entendimento, política e política social concebem ações do poder político tendo em vista o bem-estar da população. Contudo, considerados desta maneira, estas considerações acabam perdendo sua historicidade e, necessariamente, seu conteúdo de classe social. O que define as doutrinas, asnormas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, deriva de uma percepção da relação indivíduo-sociedade baseada numa expectativa positivista, de uma ordem natural, onde a essência das diferenças e das desigualdades sociais apresenta-se como acontecimentos essenciais à natureza humana.
De acordo com Araujo e Luvizotto (2012) o papel do educador social é ser um agentede mudança social que usa estratégias de interferência educativa. No entanto ele age na inclusão social e nas inadaptações sociais e no benefício das autonomias e do bem-estar social. Colabora para o desenvolvimento comunitário, para a constituição de projetos de vida, e também envolve nas precisões formativas da população em várias situações e amplia a adaptação sócio-laboral. Acolhe do mesmomodo a grupos sociais com vivências de risco.
Canastra e Malheiros (2009) asseguram que o papel do Educador Social é desenvolver juntamente aos educandos meios para promover o descobrimento de novos caminhos e alternativas. Por isso, o educador age como um agente de transformação, uma vez que compete a ele atuar junto aos educandos, novas formas para uma expressiva transformação na comunidade.Acredita-se que é necessário que em determinadas ocasiões o educador social precise se distanciar um pouco da ocasião que esta vivenciando para que tenha a capacidade de avaliar a circunstância de maneira mais crítica, e em outros momentos ingressar-se no meio para fazer parte e viver sua realidade, sendo esta as relações referentes aos conceitos de política discorridos.
Conforme Pereira (2002, apudFarias, 2011) o estado de bem-estar-social no Brasil, não incidiu de verdade, entretanto o que aconteceu foram as representações do sistema internacional. É de extrema importância destacar que no Walfare State, o Estado é o fundamental atuante de amparo social de garantia de direitos. Deste modo, a proteção social no Brasil não se confirmou seguramente nas pilastras do completo emprego, dos serviçossócias universais.
No contexto do serviço social, para um profissional que atua nesta área, política é uma atividade própria de determinadas pessoas incumbidas de realizá-la, os políticos, e outros analisam a política um negócio e mesmo uma obrigação de todos. Geralmente usa-se a palavra política para expressar uma atividade exclusiva, na maioria das vezes o governo, desempenhada por certo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto Fundamentos Da Pol Tica Social
  • Pol ticas Sociais Pol ticas Publicas e Pol ticas Privadas
  • POL TICA DE SEGURIDADE SOCIAL
  • AS POL TICAS E O SERVI O SOCIAL
  • INTRODU O POL TICA SOCIAL
  • Seminario Pol Tica Social
  • A for a das pol ticas sociais
  • POL TICAS SOCIAL NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!