Fundamentos da Psc da Saude

Páginas: 8 (1956 palavras) Publicado: 2 de agosto de 2014
Fundamentos da psicologia da saúde
Aula 1
A Psicologia da Saúde tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e a prevenção da doença. Trata-se de um campo multidisciplinar interligado a outras áreas da Psicologia, tais como: Psicologia Comunitária, Clínica e Hospitalar.
A Psicologia Preventiva Comunitária, o atendimento a doentes terminais, o acompanhamento de pacientes com distúrbiosalimentares são exercícios diferentes que também estão inseridos no objeto do nosso estudo.
A Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) foi fundada em 2006. É uma associação com propósitos científicos e educacionais, que, além de incentivar a pesquisa, visa “facilitar a troca de informação, conhecimento e experiência entre seus membros, estimulando iniciativas que viabilizem redes deapoio mútuo” (ABPSA, 2012).
A formação do psicólogo, mais especificamente do psicólogo que pretende atuar na área da saúde, deve contemplar conhecimentos de bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde.
A psicologia hospitalar tem como objetivo principal constituir um campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos do doente em torno do adoecimento.
A concepção contemporânea desaúde e doença engloba a interação entre aspectos físicos, sociais e psicológicos. É fundamental, dentro desse contexto, o trabalho das equipes interdisciplinares. Nesse sentido, a formação do psicólogo deve contemplar a saúde em seus diversos aspectos (biológico, psicológico e social). O caso narrado exemplifica a demanda por atendimento interdisciplinar. A partir dos sintomas apresentados naocasião da internação, a paciente precisou de cuidados médicos, acompanhamento de nutricionista, tratamento psicológico e fisioterapêutico (por exemplo).  Um caso como este evidencia a importância da formação do psicólogo orientada para uma prática interdisciplinar.
Aula 2
“O Sistema Único de Saúde é, por definição constitucional, um sistema público, nacional e de caráter universal, baseado naconcepção de saúde como direito de cidadania e nas diretrizes organizativas de: descentralização, com comando único em cada esfera de governo; integralidade do atendimento; e participação da comunidade. A implantação do SUS não é facultativa e as respectivas responsabilidades de seus gestores – federal, estaduais e municipais – não podem ser delegadas. O SUS é uma obrigação legalmente estabelecida”A política que rege o SUS determina:
A descentralização (os estados e municípios passam a fornecer atendimento conforme as necessidades locais).
A integralidade do atendimento (disponível a todos os cidadãos).
A participação da comunidade nas decisões importantes relativas à saúde pública.
Os princípios do SUS:
Universalidade: A saúde passa a ser vista como um direito de todos, como afirma aConstituição Federal de 1988. Promover e garantir a atenção à saúde para toda a população brasileira, sem distinção, torna-se obrigação do Estado.
Descentralização político-administrativa: consiste na redistribuição do poder, estabelecendo uma nova relação entre os três níveis (esferas) do governo – federal, estadual e municipal. Desta forma, cada uma das esferas tem atribuições próprias.Integralidade: A partir da criação do SUS, a atenção à saúde inclui tanto o tratamento quanto a prevenção da doença, englobando os meios individuais e os coletivos.
Equidade: O princípio da equidade refere-se à igualdade de oportunidades. Todos devem ter acesso ao sistema de saúde. Equidade, nesse contexto, é compreendida como sinônimo de igualdade, no sentido de “igualdade de condição” para o acessoà saúde.
Participação da comunidade: direito de participação dos usuários na gestão do SUS. Essa participação se dá através dos Conselhos de Saúde, que são órgãos colegiados organizados em todos os níveis (nacional, estadual e municipal) e também através das Conferências de Saúde. Trata-se de dispositivos que visam à democratização das decisões no campo da saúde, dando à população papel ativo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos da saude
  • Fundamentos Da Saude
  • fundamentos da saúde
  • Fundamento da saude
  • Fundamentos da saúde
  • Fundamentos da saúde
  • Fundamentos de saúde
  • Fundamentos da Saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!