FUNCIONALISMO

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FUNCIONALISMO
Jenny se vestia e se comportava como uma criança de dois anos e todos a admirava porque Jenny não era uma criança, nem mesmo uma pessoa e sim uma macaca orangotango enquanto todos os outros visitantes do zoológico de Londres se admiravam com tal comportamento o cientista Charles Darwin ficava impressionada pois observando Jenny ele escreveu que o homem é considerado descendente deanimais. Charles Darwin, com sua noção de evolução, mudou o foco da psicologia da estrutura da consciência para as suas funções o funcionalismo se preocupa com as funções da mente, em como ela é usada por um organismo para se adaptar ao seu ambiente, assim o movimento da psicologia funcional estudavam a mente não do ponto de vista de sua composição mas sim como um conglomerado ou acumulo defunções e processos que levam a consequência pratica no mundo real.
O funcionalismo foi o primeiro sistema de psicologia puramente Americano e foi um protesto deliberado contra psicologia experimental de Wundt e a psicologia estrutural de Titchener, ambas vistas como restitivas demais e elas não respondiam as perguntas que os funcionalistas estavam fazendo; O que a mente faz? E como age? Osfuncionalistas passaram a se interessar pelas aplicações em potencial da psicologia aos problemas da vida diária de como de como as pessoas funcionam e se adaptam a diferentes ambientes. Assim a psicologia aplicada se desenvolveu rápido nos Estados Unidos.
A ideia da evolução não começou com Darwin, na época que ele publicou sua teoria não havia nada realmente porque o fisiologista Erasmus Darwin (avô deCharles Darwin e de Frances Galton) afirmava que todo animal de sangue quente havia evoluído de um único filamento vivo e animado por Deus.
Erasmus Darwin dizia que as mudanças nas formas dos animais ocorriam de acordo com as leis naturais que fazem com que as espécies continuamente se adaptem as mudanças em seu ambiente o naturalista Frances Jean Baptiste Lamark formulou a teoria docomportamentalista da evolução que enfatizava a modificação das características físicas do animal mediante ao esforço de adaptação ao ambiente.
Em meados de 1800 o geólogo britânico Charles Lyell introduzia a noção da evolução na teoria geológica argumentando que a terra havia passado por vários estágios de desenvolvimento até chegar a estrutura atual. A evolução influenciou também no trabalho de Freud.
Ateoria de evolução darwiniana é tão conhecida que a partir do fato evidente da variação entre os membros individuais de uma espécie, Darwin deduziu ser essa a variabilidade espontânea transmitida de uma geração a outra.
Na natureza, processo de seleção natural resulta na sobrevivência dos organismos mais bem adaptados ao seu ambiente e na eliminação dos demais.
Darwin formulou as ideias sobre aluta da “sobrevivência” dos mais apto ele também concordava com a doutrina de Lamark de que as modificações na forma derivada da experiência durante o ciclo da vida do animal podem ser transferida as gerações subsequentes.
O trabalho de Darwin, bem no final do século XIX influenciou a psicologia contemporânea mediante o enfoque na psicologia animal, que formou a base da psicologia comparativa, aênfase nas funções e não na estrutura da consciência, a aceitação da metodologia e dos dados da metodologia e dos dados de diversas áreas e o enfoque na descrição e mensuração das diferenças individuais.
A teoria da evolução suscitou a enfugante possibilidade da continuidade do funcionamento mental entre os humanos e os animais inferiores.
Os psicólogos perceberam a importância do estudo docomportamento animal para a compreensão do comportamento humano e concentraram a pesquisa no funcionamento mental dos animais, introduzindo um novo tópico no laboratório da psicologia.
O trabalho de Darwin inspirou alguns psicólogos que trabalhavam nos Estados Unidos a analisarem as funções da consciência. E assim gradualmente, á medida que a psicologia se dedicava mais ao estudo do funcionamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funcionalismo
  • Funcionalismo
  • funcionalismo
  • Funcionalismo
  • FUNCIONALISMO
  • Funcionalismo
  • Funcionalismo
  • Funcionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!