Pragmatismo

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

1- Para Descartes a intuição é uma sensação gerada no ser por um objeto externo, e a introspecção é a idéia já existente no ser, que caracteriza o que é exterior ao ser.
As objeções de Peircesão empíricas, mostrando que o conhecimento intuitivo é equivocado ou, ao menos, comprometido além da conta. Sendo que aquilo que parece de início ser absolutamente verdadeiro e claro, pode se tornarilusório e equivocado.
Peirce também irá dizer que não possuímos poder nenhum de introspecção, o que o coloca novamente em conflito com o pensamento de Descartes. Para Descartes vivemos do interior(nossa mente) para o exterior, sendo que as idéias do interior afetam e causam mudanças no exterior. Já para Peirce é o contrário, através do exterior que mudamos as idéias e percepções no interior, éatravés do exterior que conseguimos o conhecimento através da experiência prática.
Peirce conclui que: “conseqüentemente, se todo pensamento é em signos, o significado de qualquer pensamento está nospensamentos que ocasiona”.

2- Em Peirce a crença é fixada em base na ciência, necessitando ser comprovada continuamente. Um exemplo simples que ele dá é: “Deixe que a criança acredite que estásempre no comando, embora seja você quem realmente comanda”. É um método muito mais sutil do que o da autoridade, pois não se controla somente o que as pessoas podem – ou ousam – acreditar, mas pode-setambém controlar o que elas querem acreditar. Para James a conclusão é argumentada se houver efeitos práticos, não sendo necessário ser comprovado por um método, bastando apenas que as pessoasacreditem.
Portanto Peirce pensa em consequências práticas para a ciência, enquanto James pensa em consequências práticas para o sujeito.

3- Nesse contexto o sujeito tem uma sensação e uma reação namedida em que o mesmo seja de uma significação positiva, pois, o sujeito tem uma concepção do objeto a partir do seu conhecimento produzido, que por um pensamento e uma crença gera uma ação. O que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pragmatismo
  • pragmatismo
  • pragmatismo
  • pragmatismo
  • Pragmatismo
  • o pragmatismo
  • Pragmatismo
  • pragmatismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!