Friedrich Froebel

Páginas: 2 (338 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Friedrich Froebel teve uma pedagogia caracterizada como defensora da liberdade.
Para ele a educação se desenvolvia naturalmente com o ato de deixar a criança “aprender a aprender”, de acordo comseus interesses e por meio de atividades práticas.
Foi o fundador da ideia de Kindergarten – Jardim de Infância, visando promover nesta fase o desenvolvimento e não o conhecimento. Sua ideia de Jardimde Infância era algo divergente de uma escola, porém mais semelhante às práticas familiares.
Respeitava o estudo do meio, a fase de aprendizagem de cada indivíduo, era espiritualista e consideravacada criança como uma semente de Deus que precisava de adubo para desabrochar, e a natureza, uma manifestação de Deus no mundo terreno que precisava ser desvendada.
Em 1837 teve seu primeiro projetoconcretizado, que foi a inauguração do primeiro Jardim Geral da Infância Alemã ou (kindergarten), dando muito valor à parte lúdica, brinquedos pedagógicos, poesias ao ar livre, passeio (algo que aprendeucom Pestalozzi), canções, danças, enfim, todas as formas de expressão espontânea.
Foi uma pessoa preocupada também com a formação profissional das mulheres, jovens e mães que dariam sua colaboraçãocomo educadora, dentro desse projeto inovador, que ganharia adeptos, admiradores, críticos e serviria mais tarde de inspiração para o modelo de Educação Infantil do Século XX.
Para Froebel, o brincarera a parte mais significativa do desenvolvimento infantil, e ele, junto com Pestalozzi, deu uma grande contribuição para a pedagogia moderna e, para a formação da Escola Nova, pela ação inovadora deseus representantes, que sustentaram e concretizaram a ideia que tornou possível ensinar crianças pequenas fora do lar em ambiente escolar.
O pedagogo Froebel foi um dos precursores do escolanovismopor criar métodos ativos de educação, tendo em vista também a formação global do aluno. Dele partiu o modelo de ensino que adotamos e conhecemos hoje na Educação Infantil. Ele defendeu a ideia de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • FRIEDRICH FROEBEL
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!