Friedrich Froebel

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 7 de maio de 2015
Friedrich Froebel,o formador das crianças pequenas


Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em Oberweissbach. Filho de um pastor protestante, nove meses depois de seu nascimento, sua mãe morreu. Froebel foi adotado por um tio e viveu uma infância solitária, em que procurou aprender linguagem e matemática e a explorar as florestas perto do local onde morava. Tornou-se professor e aindajovem fez uma visita à escola de Pestalozzi, na Suíça. Em 1816 fundou sua primeira escola, em uma cidade alemã e após dois anos, sua escola foi transferida para Keilhau, onde pôs em prática suas teorias pedagógicas. No ano de 1826, publicou sua obra mais importante, A Educação do Homem. Logo se mudou para Suíça, onde treinou professores e coordenou um orfanato. Após adquirir essas experiências,fundou o primeiro jardim de infância, na cidade alemã de Blankenburg. O nome (jardim- de – infância) reflete uma ideia de Froebel, que era compartilhada com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. Juntamente com a administração do jardim de infância, Froebel coordenou uma gráficaonde eram impressas instruções de brincadeiras e canções para serem utilizadas em escolas e em casa. 
Froebel acreditava que era possível aprender brincando,nas brincadeiras são desenvolvidas técnicas de desenvolvimento mental,físico,psicológico,
manual.
 Frobel considera de muita importância o brinquedo, o trabalho manual e o estudo da natureza, enquanto processos espontâneos na criança e, aomesmo tempo, meios educativos.
Froebel acreditava que Deus era o manifesto de todas as coisas,a criança segundo o educador trazia em si a semente divina de tudo que há de melhor no ser humano Froebel não fez separação entre religião e ensino.
O objetivo na educação infantil era desenvolver brincadeiras criativas para estimular o aprendizado.
As brincadeiras eram sempre muito dinâmicas,acompanhadasde músicas,canto,danças e regras isso estimularia muito mais o aprendizado e a metodologia pedagógica.
A criança desenvolve curiosidades,interesses,vontades,desejos quanto mais ativa é a mente da criança,mais ela é receptiva a novos conhecimentos.
Segundo a sua teoria as crianças passam por diferentes estágios de aprendizagem ou seja diferentes estágios de capacidade e aprendizado ele acreditavaque os jogos e brincadeiras era uma forma de liberdade de expressão.
Todos deveriam ser educados sem distinção de classes sociais.
Em sua filosofia ele transparece que Deus é o criador de todas as coisas",educação e instrução devem levar o homem a ver e conhecer o divino,o espiritual,o princípio eterno que anima toda natureza,constitui a essência da natureza e permanentemente se manifesta nanatureza" (Froebel 1912,c).
Com isso Froebel relata que é muito importante garantir a educação desde o nascimento, avançando para infância,juventude maturidade para garantir pleno desenvolvimento conforme a lei da vida nascemos crescemos e morremos.
A ausência de liberdade impede o desenvolvimento físico e mental para passar as fases da vida.
Froebel foi o primeiro a colocar os jogos como
parteessencial do trabalho pedagógico,usando jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil.
O renascimento vê a brincadeira como conduta livre que favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo.Por isso foi adotada como instrumento de aprendizagem de conteúdos escolares.
Na educação de um sábio pedagogo o jogo é visto como um instrumento de ensino.
Mais que um ser em desenvolvimentocom características próprias,embora transitórias, a criança é vista como ser que imita e brinca,dotada de espontaneidade e liberdade.
Froebel foi influenciado pelo grande movimento de seu tempo em favor de jogos ao elaborar sua teoria da lei de conexão interna,percebe que o jogo resulta em benefícios intelectuais,morais e físicos e o exige como elemento importante de desenvolvimento integral da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich Froebel
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel
  • FRIEDRICH FROEBEL
  • Friedrich froebel
  • Friedrich Froebel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!